O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Variante P1 do coronavírus é detectada em Cantagalo, confirma Estado

A Secretaria de Saúde de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, informou nesta quarta-feira (9/06) a confirmação da variante P1 do coronavírus em circulação no município.

No último mês, a Prefeitura já havia mencionado que existia uma nova variante em circulação no município, devido ao aumento do número de casos ativos e ainda casos mais graves, elevando também o número de hospitalizações.

A Secretaria Estadual de Saúde, através do Laboratório Central Noel Nutels – LACEN-RJ, enviou comunicado com a confirmação do sequenciamento genômico que  identificou a variante P.1 presente e em circulação no município de Cantagalo.

A Prefeitura emitiu nota, onde frisou mais uma vez, que todos mantenham os cuidados visando a prevenção da contaminação pelo vírus. “O momento exige o cuidado e atenção de todos.”

Variante P1

A variante brasileira do coronavírus, denominada P1, é pouco conhecida, mas provoca alerta no mundo por ser mais contagiosa, levando vários países a suspender os voos procedentes do Brasil, epicentro da pandemia.

A P1 surgiu em dezembro passado na cidade de Manaus, capital do Amazonas, mas só foi identificada como variante em janeiro no Japão, em viajantes que voltaram da região amazônica.

Variante P1 do coronavírus é detectada em Cantagalo

A variante também foi detectada em vários países da América do Sul, como Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Peru e Venezuela, mas também chegou aos Estados Unidos, Canadá, Alemanha e França, que anunciou na segunda-feira a suspensão dos voos do Brasil, assim como outros países.

– Por que é mais contagiosa? Assim como a variante sul-africana, a P1 tem a mutação E484K, que poderia gerar mais reinfecções do que outras cepas, segundo alguns estudos, porque demanda mais anticorpos para resistir ao vírus. Além disso, tem muitas variações na proteína Spike, através da qual o vírus entra nas células para infectá-las.

 

Veja também
error: Content is protected !!