O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Pacientes com Covid-19 recebem tratamento privilegiado no CTI de Cantagalo

Distantes, já que não podem estar nas dependências hospitalares na condição de acompanhantes, os familiares de pacientes com Covid-19 têm encontrado grandes dificuldades para saber sobre a real situação de saúde de seus entes queridos em hospitais públicos e privados do estado do Rio de Janeiro. Mas não é o caso do CTI COVID anexo ao Hospital de Cantagalo, na Região Serrana.

Doutor José Neto – médico coordenador da unidade, juntamente com o Doutor Alexandre Aguiar – médico de rotina, estão fazendo um trabalho excepcional no CTI COVID do Hospital de Cantagalo, principalmente, na questão de acompanhamento médico e psicológico de pacientes com Covid-19 e suas famílias. As sessões de abandono, angústia e ansiedade que os pacientes com Covid-19 manifestam durante a hospitalização tem sido amenizadas através do ‘contato’ virtual com familiares.

“A gente mantem o contato médico pelo telefone diariamente com os familiares, informando o quadro evolutivo do paciente, além do contato psicológico com a família e os pacientes. Fazemos chamada de vídeo diariamente com todas as famílias e isso ameniza a ansiedade tanto do paciente quanto dos familiares, ato este que inclusive, ajuda no quadro mental do paciente para lutar contra a doença” – disse o Dr. José Neto ao portal Serra News.

O médico coordenador do CTI ressalta que Cantagalo possui uma das melhores estruturas públicas de acompanhamento médico de Unidades de Terapia Intensiva do estado do Rio de Janeiro. Ele disse que já trabalhou em todas as unidades de Covid-19 do interior do estado, e que o CTI COVID do Hospital de Cantagalo está a frente em todos os quesitos – desde equipamentos á acompanhamento médico geral.

Pacientes com Covid-19 recebem tratamento privilegiado no CTI de Cantagalo

“É muito diferente de outras unidades. Eu trabalho em outros hospitais e já trabalhei em todas as unidades de Covid-19 da região e, geralmente a gente só faz contato por boletim via escrita, já em Cantagalo é diferente, porque a gente tem autorização para realizar chamadas de vídeo e explicamos todo o quadro clínico do paciente aos familiares. Isso é muito importante, pois ajuda significativamente no quadro do paciente” – relatou o doutor.

O CTI COVID-19, anexo ao Hospital de Cantagalo, possui 13 leitos de UTI modernos com televisores e equipamentos de última geração e recebe pacientes de todas as cidades da Região Serrana do Rio para o tratamento da Covid-19. A unidade é a que menos registrou mortes pela doença no estado e mantém uma equipe composta de profissionais de excelência, que tem mantido o zelo e a determinação em prol dos pacientes hospitalizados.

“Esse é o nosso cenário na medicina humanizada. A gente tenta transformar esse cenário ruim de uma UTI em um cenário mais confortável para poder conseguir trabalhar os dois lados: a saúde mental e a saúde geral do paciente. Além disso, a gente têm uma rotina multidisciplinar, com acompanhamento diário junto do fisioterapeuta, médico, enfermeiro e o técnico de enfermagem responsável pelo box de cada dois pacientes” – relatou Dr. José Neto.

Hospital de Cantagalo coloca em funcionamento usina de oxigênio

O trabalho desses profissionais é valorizado pela direção da Santa Casa de Caridade de Cantagalo, que mantém a equipe de psicólogos no Centro de Terapia Intensiva, administrados pelo hospital filantrópico. “Além de reduzir o impacto do isolamento social exigido pela doença, a visita virtual, por meio de ligações de vídeo, funciona como mais uma aliada na recuperação. As ligações costumam ser de muita comoção, não apenas para os pacientes e os familiares, mas, também, para nós, profissionais de saúde” – explica Alan Barros, diretor do Hospital de Cantagalo.

Veja também: Certificado de filantropia da Santa Casa de Caridade de Cantagalo é renovado

Veja também
error: Content is protected !!