O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Certificado de filantropia da Santa Casa de Caridade de Cantagalo é renovado

“Somos filantrópicos e continuamos prestando serviços para toda a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro”, foi o que destacou o diretor-geral da Santa Casa de Caridade de Cantagalo, Alan Barros, ao lado do deputado federal Altineu Côrtes (PL) e do vereador Matheus Arruda (PP), na cidade do Rio de Janeiro.

A Santa Casa de Caridade de Cantagalo, após um longo processo e incessante trabalho da diretoria do hospital, junto ao Ministério da Saúde, recebeu a renovação do certificado de filantropia da unidade hospitalar. Ou seja, o Hospital de Cantagalo continuará atendendo gratuitamente a população.

“Destinamos, agora, para a Santa Casa o valor de 600 mil reais de recursos federais e vamos continuar batalhando também pelo Centro de Terapia Intensiva – que com o esforço da equipe do hospital – conseguiu o credenciamento junto ao SUS para atender pacientes de várias cidades da região”, disse o deputado federal Altineu Côrtes.

O que significa isso?

A filantropia exerce um papel fundamental na garantia de acesso aos serviços básicos e contribui para a redução das desigualdades sociais. Um hospital filantrópico atende, ao mesmo tempo, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e ainda prestam serviço de forma particular.

“A renovação do certificado de filantropia da Santa Casa de Caridade é uma vitória não somente para Cantagalo, mas para toda a Região Serrana do Rio, pois podemos continuar ofertando gratuitamente atendimentos e internações com repasses provenientes do SUS, através do Ministério da Saúde”, comemorou o diretor-geral da unidade, Alan Barros.

Santa Casa de Caridade de Cantagalo (Hospital de Cantagalo)

Importância

Os hospitais filantrópicos são parte fundamental do sistema de saúde público brasileiro. Sem essas entidades, tanto os governos municipais e estaduais quanto o federal não conseguiriam promover o acesso universal à saúde, conforme estabelecido pela Constituição Federal.

Essas instituições são responsáveis por 53% dos atendimentos do SUS em todo o País. Além disso, concentram mais de 116 mil leitos do sistema de saúde, o que representa 32% do total de leitos públicos do Brasil. Além disso, 906 dos 5.570 municípios do País são atendidos exclusivamente por um hospital filantrópico.

Outra conquista importante

Em meio as informações divulgadas pelos veículos de imprensa de todo país, dando conta do risco de colapso no fornecimento de oxigênio em diversas cidades para tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, a Santa Casa de Caridade de Cantagalo trouxe uma excelente notícia não apenas para a população de Cantagalo, mas para os cidadãos de toda região.

Já se encontra em funcionamento no Hospital de Cantagalo uma Usina de Oxigênio, capaz de abastecer de maneira ininterrupta todos os setores do nosocômio com o gás, essencial para o tratamento de pacientes com Covid-19 e para diversas outras utilidades.

A iniciativa, pensada há meses atrás, permite ao hospital suprir suas necessidades sem depender do fornecimento de empresas especializadas, que vem alegando dificuldades de atender a demanda cada vez mais crescente pelo gás. A Usina de Oxigênio tem capacidade de produzir 2.600 m3 de oxigênio por mês, o que equivale a quase 260 cilindros.

Hospital de Cantagalo coloca em funcionamento usina de oxigênio

Veja também
error: Content is protected !!