O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Descoberta no RJ, nova variante P.1.2 do coronavírus é detectada em Cordeiro

A Secretaria de Saúde de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, informou nesta quarta-feira (9/06) a confirmação da variante P.1.2 do coronavírus em circulação no município. Ontem, o Serra News informou que Cantagalo também confirmou uma nova variante, a P1, que está presente no município.

A Secretaria Estadual de Saúde, através do Laboratório Central Noel Nutels – LACEN-RJ, enviou comunicado com a confirmação do sequenciamento genômico que identificou a variante P.1.2 presente e em circulação no município de Cordeiro.

“As medidas restritivas precisam ser respeitadas. Quem puder deve evitar sair de casa a não ser que seja estritamente necessário. Ao sair, deve ser mantida a vigilância e a prevenção. O esforço precisa ser coletivo para que não seja necessário avançar com medidas ainda mais restritivas”, informou a Prefeitura de Cordeiro.

Variante P1 do coronavírus é detectada em Cantagalo, confirma Estado

Variante P.1.2

A nova variante brasileira do coronavírus, denominada de P.1.2, foi descoberta no Rio de Janeiro, detectada em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o último levantamento da Rede Corona-Ômica-RJ – composta por uma equipe de pesquisadores de laboratórios de diferentes instituições do Estado do Rio de Janeiro-, as variantes que estão mais presentes no estado são a P1, a B.1.1.7, a P2 e a P.1.2.

Descoberta no RJ, nova variante P.1.2 do coronavírus é detectada em Cordeiro

 

Entre março e abril, foi identificado no Rio o surgimento da linhagem P.1.2 — descendente da P1 —, que teve frequência de 4,87% nas amostras de março e 5,09% em abril, segundo levantamento da Rede Corona-Ômica-RJ. De acordo com a nota técnica, a diminuição de P1 em abril se relaciona diretamente à presença da P.1.2. Somadas, as variantes P1 e P.1.2 tiveram prevalência de 96,21% em abril e 96,46% em março.

Ainda não se sabe se essa nova cepa é mais transmissível que o vírus original, nem se provoca sintomas mais graves. Com relação à P.1, já se sabe que ela possui uma carga viral mais alta e é, portanto, mais facilmente transmitida.

Boletim epidemiológico

Pelo segundo dia consecutivo, Cordeiro, na Região Serrana do Rio, confirmou mais uma morte em decorrência da Covid-19. É a quarta morte confirmada em cinco dias, entre sábado e esta quarta-feira. O número de mortes em decorrência da doença no município subiu para 46.

Desde o início da pandemia até esta quarta-feira (9/06) já foram registrados 2.953 casos de Covid-19 em Cordeiro. Desse total, 2.854 moradores já se recuperaram. No momento há 53 casos ativos da doença no município. A ocupação de leitos de UTI é de 60%. Já nos leitos clínicos não há ninguém internado no momento.

Covid-19: três óbitos em três dias registrados na cidade de Cordeiro

Veja também
error: Content is protected !!