O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

Descoberta no RJ, nova variante P.1.2 do coronavírus é detectada em Cordeiro

A Secretaria de Saúde de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, informou nesta quarta-feira (9/06) a confirmação da variante P.1.2 do coronavírus em circulação no município. Ontem, o Serra News informou que Cantagalo também confirmou uma nova variante, a P1, que está presente no município.

A Secretaria Estadual de Saúde, através do Laboratório Central Noel Nutels – LACEN-RJ, enviou comunicado com a confirmação do sequenciamento genômico que identificou a variante P.1.2 presente e em circulação no município de Cordeiro.

“As medidas restritivas precisam ser respeitadas. Quem puder deve evitar sair de casa a não ser que seja estritamente necessário. Ao sair, deve ser mantida a vigilância e a prevenção. O esforço precisa ser coletivo para que não seja necessário avançar com medidas ainda mais restritivas”, informou a Prefeitura de Cordeiro.

Variante P1 do coronavírus é detectada em Cantagalo, confirma Estado

Variante P.1.2

A nova variante brasileira do coronavírus, denominada de P.1.2, foi descoberta no Rio de Janeiro, detectada em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o último levantamento da Rede Corona-Ômica-RJ – composta por uma equipe de pesquisadores de laboratórios de diferentes instituições do Estado do Rio de Janeiro-, as variantes que estão mais presentes no estado são a P1, a B.1.1.7, a P2 e a P.1.2.

Descoberta no RJ, nova variante P.1.2 do coronavírus é detectada em Cordeiro

 

Entre março e abril, foi identificado no Rio o surgimento da linhagem P.1.2 — descendente da P1 —, que teve frequência de 4,87% nas amostras de março e 5,09% em abril, segundo levantamento da Rede Corona-Ômica-RJ. De acordo com a nota técnica, a diminuição de P1 em abril se relaciona diretamente à presença da P.1.2. Somadas, as variantes P1 e P.1.2 tiveram prevalência de 96,21% em abril e 96,46% em março.

Ainda não se sabe se essa nova cepa é mais transmissível que o vírus original, nem se provoca sintomas mais graves. Com relação à P.1, já se sabe que ela possui uma carga viral mais alta e é, portanto, mais facilmente transmitida.

Boletim epidemiológico

Pelo segundo dia consecutivo, Cordeiro, na Região Serrana do Rio, confirmou mais uma morte em decorrência da Covid-19. É a quarta morte confirmada em cinco dias, entre sábado e esta quarta-feira. O número de mortes em decorrência da doença no município subiu para 46.

Desde o início da pandemia até esta quarta-feira (9/06) já foram registrados 2.953 casos de Covid-19 em Cordeiro. Desse total, 2.854 moradores já se recuperaram. No momento há 53 casos ativos da doença no município. A ocupação de leitos de UTI é de 60%. Já nos leitos clínicos não há ninguém internado no momento.

Covid-19: três óbitos em três dias registrados na cidade de Cordeiro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais