O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

SAMU de Cantagalo completa 7 anos de serviços prestados à população

No dia 1º de maio – feriado do Dia do Trabalhador – o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, completou 7 anos de atuação e existência no município. Em todos esses anos, o SAMU já salvou milhares de vidas e se destaca pelo excelente serviço prestado a população cantagalense, através do 192.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Com sua base operacional localizada no prédio anexo à Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, no bairro Triângulo, a equipe do SAMU de Cantagalo conta com profissionais treinados e qualificados para prestar um melhor atendimento à população. A equipe no geral é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, atendentes, coordenadores, condutores, entre outros. Além de prestar os primeiros socorros, se for necessário, o SAMU também faz a transferência do paciente atendido até o tratamento final.

“Com o serviço do SAMU, a população têm um médico na sua casa por 24 horas, pois ao ligar para a central 192, um médico plantonista atende a pessoa e faz as perguntas necessárias, além de orientar sobre o que deve ser feito. Se o médico – com as informações passadas – entender que é um caso de urgência ou emergência, ele libera a equipe com a ambulância até a residência para fazer todos procedimentos adequados” – explicam os coordenadores Mauro Christani e Eudimar Mateus.

Ambulâncias da equipe do SAMU de Cantagalo RJ

Ele reforça que as ambulâncias do SAMU são equipadas com equipamentos de última geração e medicamentos que podem ser administrados com orientação do médico regulador. Quando a equipe chega no local da ocorrência, realiza os procedimentos necessários e entra em contato com o médico que faz a orientação da equipe em todo o percurso do socorro.

“Em muitos casos a equipe atende, faz a medicação com orientação médica e não precisa remover o paciente para o hospital. Então, para resumir fazemos um serviço excelente” – exalta o socorrista Mauro Christani, que está a frente da coordenação dos serviços prestados em Cantagalo.

Em dezembro de 2020, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Cantagalo recebeu duas novas ambulâncias para atendimento à população. Com os novos equipamentos recebidos, a unidade passou a contar com veículos bem equipados e ainda mais modernos. As duas novas ambulâncias foram enviadas pelo Ministério da Saúde ao município.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

SAMU Cantagalo recebe duas novas ambulâncias para atendimentos

Veja também
error: Content is protected !!