O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

SAMU de Cantagalo completa 7 anos de serviços prestados à população

No dia 1º de maio – feriado do Dia do Trabalhador – o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, completou 7 anos de atuação e existência no município. Em todos esses anos, o SAMU já salvou milhares de vidas e se destaca pelo excelente serviço prestado a população cantagalense, através do 192.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Com sua base operacional localizada no prédio anexo à Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, no bairro Triângulo, a equipe do SAMU de Cantagalo conta com profissionais treinados e qualificados para prestar um melhor atendimento à população. A equipe no geral é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, atendentes, coordenadores, condutores, entre outros. Além de prestar os primeiros socorros, se for necessário, o SAMU também faz a transferência do paciente atendido até o tratamento final.

“Com o serviço do SAMU, a população têm um médico na sua casa por 24 horas, pois ao ligar para a central 192, um médico plantonista atende a pessoa e faz as perguntas necessárias, além de orientar sobre o que deve ser feito. Se o médico – com as informações passadas – entender que é um caso de urgência ou emergência, ele libera a equipe com a ambulância até a residência para fazer todos procedimentos adequados” – explicam os coordenadores Mauro Christani e Eudimar Mateus.

Ambulâncias da equipe do SAMU de Cantagalo RJ

Ele reforça que as ambulâncias do SAMU são equipadas com equipamentos de última geração e medicamentos que podem ser administrados com orientação do médico regulador. Quando a equipe chega no local da ocorrência, realiza os procedimentos necessários e entra em contato com o médico que faz a orientação da equipe em todo o percurso do socorro.

“Em muitos casos a equipe atende, faz a medicação com orientação médica e não precisa remover o paciente para o hospital. Então, para resumir fazemos um serviço excelente” – exalta o socorrista Mauro Christani, que está a frente da coordenação dos serviços prestados em Cantagalo.

Em dezembro de 2020, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Cantagalo recebeu duas novas ambulâncias para atendimento à população. Com os novos equipamentos recebidos, a unidade passou a contar com veículos bem equipados e ainda mais modernos. As duas novas ambulâncias foram enviadas pelo Ministério da Saúde ao município.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

SAMU Cantagalo recebe duas novas ambulâncias para atendimentos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais