O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

Polícia flagra desmatamento e corte de talude em Nova Friburgo

Corte de Talude

Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) sobre extração irregular de terra em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, levou policiais militares a encontrarem nesta segunda-feira (24/5) um terreno com cerca de 500 metros de área degradada em Mury.

De acordo com os policiais, a denúncia dava conta de que na Estrada Eduardo Francisco do Canto havia pessoas com máquinas retroescavadeiras realizando extração mineral. Os agentes da 5ª UPAm foram ao local onde constataram o corte de talude com nivelamento de greide, além da movimentação do solo e a máquina mencionada na denúncia. A polícia não identificou o responsável pelo crime.

Diante dos fatos, os agentes procederam à 151ª DP, onde com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais, a ocorrência foi registrada.

Desmatamento

Já no último dia 19 de maio, quarenta mil metros quadrados de área degradada foram localizados no Campo do Coelho, em Nova Friburgo. A denúncia citava que homens vinham desmatando o terreno com objetivo de criar um loteamento clandestino no local e, com essas informações, a equipe da Polícia Ambiental esteve na Rua Eugênio do Rego Cabral.

No interior da propriedade murada, havia um caminhão cuja carroceria encontrava-se carregada com várias toras de árvores, além de dois homens que cortavam outras árvores com auxílio de um machado. Todas as árvores eram de médio e grande porte com características nativas e, quando perguntado pelos policiais sobre a autorização necessária para a supressão da vegetação, os mesmos alegaram que foram contratados apenas para realizar o corte das árvores, não sabendo sobre as licenças necessárias.

Diante dos fatos, a equipe da 5ª UPAm procedeu com os acusados à 151ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 38 da lei de crimes ambientais.

Linha Verde

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais