O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Macuco, Trajano, Madalena, Itaocara e Cambuci identificam novas variantes da Covid

As prefeituras dos municípios de Macuco, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio, além de Itaocara e Cambuci, no Noroeste Fluminense, informaram nesta sexta-feira (7/05) a identificação de novas variantes da Covid-19.

Na quinta-feira (6/05), a Secretaria Estadual de Saúde do Rio (SES-RJ) identificou uma nova variante do vírus da Covid em circulação no território fluminense. A cepa recebeu o nome de P.1.2, por se tratar de uma alteração ocorrida na linhagem P.1 — que surgiu em Manaus. Não se sabe se a P.1.2 é mais letal ou mais transmissível. O impacto epidemiológico ainda será avaliado. O Rio já tinha identificado uma variação, a P.2, que já circula pelo país.

Macuco

Em Macuco, o prefeito Bruno Boaretto, ao lado da vice-prefeita Michelle Bianchini, do secretário de Saúde Juninho da Saúde e da subsecretária Marlise Quintana, informou em um vídeo que o município recebeu nesta sexta um e-mail da Secretaria de Estado de Saúde sobre a confirmação de um caso da nova variante do coronavírus na cidade. O prefeito fez um novo alerta à população para redobrar os cuidados com o coronavírus. Ele e sua equipe estudam a adoção de ações mais restritivas.

Trajano de Moraes

A Prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que foi notificada na manhã de hoje pela Secretaria Estadual de Saúde, sobre as novas variantes existentes e circulantes do novo coronavírus no município. O anúncio foi feito oficialmente pelo secretário municipal de Saúde, Junior Azevedo e pelo Coordenador de Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco. A notificação feita a Coordenação de Vigilância em Saúde, foi por e-mail, informando que em amostras avaliadas aleatoriamente pelo Laboratório Central Noel Nutels – LACEN-RJ, foram encontradas variantes P1 e P.1.2 em circulação no município.

Santa Maria Madalena

A Prefeitura Municipal de Santa Maria Madalena, através da Secretaria de Saúde, usou as redes sociais para informar que foi notificada na manhã desta sexta (07), pela Superintendência de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Estado do Rio, que a variante P.1.2 da Covid-19 foi identificada em dois cidadãos do município, sendo que um deles morreu. Segundo a Prefeitura de Madalena, as amostras desses pacientes foram realizadas através de RT-PCR de naso-orofaríngeo positivos para SARS-CoV-2 e coletadas de forma aleatória pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), durante o período de 24/03/2021 e 16/04/2021.

Itaocara e Cambuci

Na manhã desta sexta-feira (07/05), Cambuci e Itaocara emitiram notas informando a identificação de variantes da Covid-19 nos municípios. Em Itaocara a Secretaria de Saúde informou que após sequenciamento genético realizado pelo laboratório da Secretaria Estadual de Saúde foi identificado a variante P.1. Em Cambuci a prefeitura também em nota informou a identificação de duas variantes no município sendo a B.1.1.7 que foi descoberta no Reino Unido em setembro do ano passado e a variante P.1, que é uma variante brasileira que foi identificada em Manaus e um alto poder de transmissão.

Veja também
error: Content is protected !!