O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Bruxismo pandêmico: soluções integrativas e naturais

Diversos estudos publicados recentemente já relacionam o aumento do índice do bruxismo desde o início da era COVID-19 e suas variantes. Você sabe o que é bruxismo?

O bruxismo é caracterizado por uma desordem que envolve distintos fenômenos motores dos músculos da mastigação, como a rinhadura e/ou cerramento dos dentes e contração e/ou protrusão da mandíbula. Podendo se manifestar durante a noite (bruxismo noturno) ou durante o dia (bruxismo diurno), mas dependendo do nível de impacto emocional que o paciente apresenta, pode acontecer nos dois períodos simultaneamente.

A sua origem depende principalmente de gatilhos centrais como: estresse, ansiedade, emoções, personalidade, qualidade do sono entre outros hábitos de vida, e não da orfologia e oclusão dentária. Com efeito, o bruxismo é um sinal de algo mais profundo não vai bem e pode acometer tanto crianças como adolescentes.

Dependendo do grau de atividade muscular e da resistência das estruturas de sustentação, o bruxismo pode causar desgastes e/ou rachaduras nos dentes, fraturas nas restaurações, falhas nos implantes, hipertrofia muscular, alterações na mucosa oral, dor de cabeça, dor nos dentes, distúrbios no sono da própria pessoa e do seu parceiro de quarto, dor e/ou fadiga nos músculos da mastigação e por fim, afeta o bem-estar e a qualidade de vida na integralidade.

Tratamento

Bruxismo pandêmico: soluções integrativas e naturais

O tratamento do bruxismo deve ser multidisciplinar e sob o olhar humano sobre o paciente como um todo. Tratar somente através da confecção da placa de relaxamento muscular não é o suficiente, em outras palavras é enxugar gelo, pois não está se tratando a origem do problema, mas sim os sinais e sintomas.

Atuar conjuntamente com medicamentos psicotrópicos? Será que seria a única saída e a melhor opção? Ou seria a linha de menor esforço? Ou a linha cultural? A linha da máfia da indústria farmacêutica que está promovendo mais doença que saúde? É uma discussão que não se esgota aqui, e nem é a minha intenção esgotar, mas sim provocar reflexões…

Existem diversas terapias integrativas e naturais que já são comprovadas cientificamente, reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e até já inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS) que sim, promovem a saúde de forma integral, holística e sistêmica pelo impacto que causam na base do problema. Em consequência, proporcionam bem-estar e qualidade de vida.

Entre elas cito a imposição de mãos (REIKI), a aromaterapia, yoga, meditação, bioenergética e cromoterapia. Gostaram? Aguardem que em breve estarei escrevendo sobre cada uma delas. Estas terapias não somente são benéficas para o tratamento do bruxismo, mas também para diversas outras condições sistêmicas por promoverem o bem-estar físico, mental, energético, emocional, espiritual e social.

Quem aí quer ter uma vida com mais significado, saúde integral e longevidade?

Beijos de luz, com carinho e amor, Aretuza!

Veja também
error: Content is protected !!