Lobo-guará é resgatado ferido na zona rural de Aperibé

Lobo-guará é resgatado ferido na zona rural de Aperibé

O resgate de um lobo-guará foi marcado por uma verdadeira operação, nesta segunda-feira (22), tudo para garantir que o animal não se machucasse mais e fosse levado com segurança para um local adequado, onde será devidamente tratado. O mamífero foi encontrado ontem em um sítio na zona rural de Aperibé, após o arraial de São João da Feliz Residência.

Imediatamente, as secretarias de Meio Ambiente de Aperibé, Itaocara e Pádua e a Guarda Ambiental de Pádua se uniram e começaram a traçar os trabalhos da operação de resgate. A ajuda da família Mariano Figueira, dona do sítio, também foi fundamental. O animal foi sedado pelo médico veterinário André Bernardo, que acompanhou a ação.

Após imobilizado, o lobo foi colocado com segurança em uma gaiola e encaminhado pela Secretaria de Transporte de Itaocara até o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas), que funciona no Hospital Veterinário da UENF, em Campos dos Goytacazes.

O lobo é na verdade uma fêmea, com sintomas de desidratação, anemia e ferimentos nas patas dianteiras. A espécie é considerada ameaçada de extinção e estampa as notas de R$ 200,00.

Serra News

Serra News

O melhor portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.