O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Hospital de Cantagalo têm 83% dos leitos exclusivos para Covid-19 vazios

Leitos para tratamento de Covid-19 estão vazios no Hospital de Cantagalo

A Santa Casa de Caridade de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, informou nesta quinta-feira (11/3) que foi vítima das chamadas “Fake News” e que somente três pacientes estão internados na ala específica para Covid-19 na unidade. Recentemente, uma matéria equivocada foi compartilhada nas redes sociais afirmando que Cantagalo e Teresópolis estariam com 100% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados por pacientes.

Diferentemente de Teresópolis, que sofre com o caos nas unidades de saúde com 100% dos leitos de Covid-19 ocupados em todos os hospitais da cidade (veja aqui), Cantagalo têm quase todos os leitos vazios para prontamente atender possíveis pacientes com o novo coronavírus. De acordo com a direção do Hospital de Cantagalo, dos 17 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, somente 3 estão sendo utilizados.

“A ala específica para tratamento de pacientes com Covid-19 foi implantada em maio de 2020 e fica numa estrutura anexa ao hospital, com passagem e equipes próprias, que seguem protocolos rigorosos no combate ao coronavírus. O espaço é moderno e bem equipado. Atualmente, temos 17 leitos, sendo que três pacientes estão internados em tratamento” – disse Alan Barros, diretor da unidade.

Fake News

A matéria equivocada foi propagada por um site de Nova Friburgo. Parte do artigo diz: “alguns municípios estão na mesma situação alarmante, como Teresópolis e Cantagalo, ambas com registro de 100% de ocupação dos leitos de UTI“. Entretanto, os pacientes com agravamento devido à Covid-19 são enviados para Cordeiro, que possui UTIs para atender pacientes de outros municípios através de um convénio intermunicipal.

Casos de Covid-19

Pode ser uma imagem de texto que diz "CANTAGALO *DADOS ESTÃO SUJEITOS ALTERAÇÃO PRÓXIMO BOLETIM. BOLETIM CORONAVÍRUS Saúde Cantagalo-RJ, de Março de 2021 às 21h05min 6253 Testados 259 via teste laboratorial Positivos Total Positivos 1248 Positivos teste rápido 1451 Recuperados 1507 35 21 Ãbitos Confirmados Casos Ativos 4746 Casos Descartados Internados em Cantagalo 2 nternados em outro municipío 33 em isolamento domiciliar SUSPEITOS: Casos Suspeitos Aguardando oresultado exame Iaboratorial de em isolamento domiciliar 543 por recomendaçao médica *atendidos Ãbito Suspeito Internados 1 em Cantagalo Internados municipio 4868 de isolamento domiciliar Liberados após período Juntos Venceremos esta Pandemia! PREFEITURA CANTAGALO"

No boletim desta quinta-feira (11/3), divulgado pela Prefeitura de Cantagalo, a cidade contabiliza 35 casos ativos com a doença e um total de 1.507 casos confirmados. A cidade contabiliza 21 óbitos confirmados e 1.451 pessoas recuperadas da Covid-19. Três cantagalenses estão internados com a doença, sendo apenas 1 no Hospital de Cantagalo.

Apesar dos casos ativos de Covid-19 estar bem abaixo em comparação ao início do ano, em entrevista à Radio 94FM nesta quinta, o prefeito Guga de Paula pediu à população para que evite aglomerações e também a colaboração dos proprietários de bares e botecos, para que não precise tomar medidas mais drásticas quanto ao funcionamento dos estabelecimentos.

https://www.instagram.com/p/CC3c1jvBYgx/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Veja também
error: Content is protected !!