Bombeiros controlam incêndio florestal no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Bombeiros controlam incêndio florestal no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O incêndio que atingia o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, desde de 04 de agosto foi controlado nesta sexta-feira (7).

O rescaldo é necessário para apagar todos os focos remanescentes que possam reacender as chamas. Ainda de acordo com os Bombeiros, na manhã deste domingo (9) existia um pequeno ponto de calor e fumaça próximo ao Ajax. As equipes foram desmobilizadas.

Desta forma, uma equipe foi lançada neste ponto para fazer um aceiro e isolar esse ponto, sendo monitorado ao longo do dia.

A área consumida pelo fogo é de cerca de 300 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol.

Na manhã de sábado (8), cerca de 50 agentes entre militares e brigadistas atuaram na operação para garantir que as brasas que ficaram no local não voltassem a acender.

As causas do incêndio ainda são investigadas, mas os bombeiros acreditam que tudo tenha começado depois que um balão caiu na parte alta da Serra.

A ação de combate contou com o apoio de militares do Corpo de Bombeiros e agentes do ICMBio, IBAMA, INEA, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal de Petrópolis e da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (Roer).

O Parnaso tem vegetação do bioma Mata Atlântica e abriga espécies endêmicas de plantas e animais. Isso quer dizer que são espécies específicas daquela região. A preservação da fauna e da flora são de extrema importância para garantir o futuro das espécies.

Outros incêndios

Este combate aconteceu uma semana depois de uma outra força-tarefa que foi formada para conter dois incêndios de grandes proporções que atingiram a Reserva Biológica de Araras, e devastou 17% da área da Rebio, e o Parque Nacional da Serra do Órgãos.

bombeiros rescaldo 1

Serra News

Serra News

O melhor portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.