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Segunda fase de retomada do Detran passa a oferecer mais serviços

Segunda fase de retomada do Detran, passa a oferecer mais serviços ao cidadão

O Detran ampliou o quadro de serviços oferecidos ao usuário a partir desta segunda-feira (6). O objetivo é dar continuidade ao plano de retomada gradual iniciado em junho. Além da ampliação, também houve a reabertura de mais quatro unidades de atendimento para entrega de CNH.

Nessa segunda fase, mais dez serviços relacionados à Diretoria de Veículo, passam a ser realizados nos postos, como: primeira licença troca de placa, transformação de combustível, entre outros serviços sem vistoria, antes paralisados devido a pandemia. Assim como já é feito para retirada do licenciamento anual, o atendimento nesses locais será no modelo drive-thru, ou seja, a pessoa não precisa sair do veículo para ser atendida.

De acordo com o Detran, para seguir as orientações sanitárias, as vagas seguem limitadas para evitar aglomerações e serão ampliadas com segurança, a cada semana, de acordo com a demanda. A comunicação de venda, por exemplo, será realizada exclusivamente na sede do departamento, no Centro do Rio, e nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias.

Nesta etapa, a transferência de propriedade ainda não será contemplada, mas a previsão é de que o serviço esteja disponível na próxima etapa de retomada das atividades. O Detran reforça que o motorista não precisa se preocupar porque o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) suspendeu o prazo para efetuar a transferência do veículo.

O presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia, lembra que os prazos foram prorrogados para não haver corrida aos postos. “O risco de contaminação ainda existe e estamos reabrindo com planejamento e cautela para garantir a segurança de todos. Todos os prazos foram prorrogados ou suspensos e o usuário não precisa se preocupar caso não encontre vagas agora. Os serviços estão sendo retomados de forma gradual e responsável para evitar aglomerações. Só saia de casa se for imprescindível. Em breve, voltaremos à normalidade”, explica o presidente.

Outra boa notícia, nessa segunda fase, são mais quatro unidades abertas, que passam a realizar a entrega de CNHs emitidas antes da pandemia. Importante ressaltar, que a retirada do documento acima só pode ser realizado, caso tenha sido solicitado na unidade. Ao todo, o serviço passa a ficar disponível em 17 unidades. Outras unidades também serão reabertas nas próximas semanas. Quem deu entrada em um posto que ainda se encontra fechado, precisa aguardar a reabertura para realizar a retirada.

Veículos

O serviço de licenciamento anual pode ser feito em 20 postos no modelo Drivre-thru, com agendamento prévio, pelo site ou pelo teleatendimento.

Os demais serviços sem vistoria, como, Primeira licença, Segunda via de CRV, Baixa ou Inclusão de Gravame, Mudança de cor, entre outros, serão realizados exclusivamente nos 20 postos Drivre-thru, com exceção da comunicação de venda, que está disponível apenas na sede, no Centro do Rio, e nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias.

Confira a lista de postos disponíveis em sistema Drive-thru:

Região metropolitana- Barra da Tijuca, Ceasa, Haddock Lobo, Tubiacanga (Ilha do Governador), Santa Cruz, Vila Isabel, Reduc (Duque de Caxias), Nova Iguaçu, São João de Meriti, Niterói e São Gonçalo. Interior – Angra do Reis, Paraíba do Sul, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, São Pedro da Aldeia, Campos, Macaé e Itaperuna.

Identidade

Entrega dos documentos de identidade solicitados antes da pandemia: O serviço não necessita de agendamento e está disponível em todos os postos de Identificação Civil da capital fluminense e dos outros 26 municípios (Niterói, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda, Duque de Caxias, Araruama, Teresópolis, São Gonçalo, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Nilópolis, Três Rios, Barra Mansa, Resende, São João de Meriti, Cabo Frio, Angra dos Reis, Rio Bonito, Barra do Piraí, Valença, Miracema, Itaboraí, Mesquita,  Maricá e Rio das Ostras). As exceções são os shoppings que ainda não estão abertos.

Primeira e segunda via da identidade: Na sede e nas unidades do Rio Poupa Tempo (Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti), mediante agendamento, pelo site ou pelo teleatendimento. Os horários de funcionamento são diferentes de acordo com a unidade escolhida, por isso será informado no ato do agendamento.

Habilitação

Segunda via da Carteira de Habilitação: O serviço só está disponível na sede e nas três unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias, mediante agendamento prévio. Na sede a marcação só acontece pelo teleatendimento e para as unidades do RPT os serviços podem ser agendados pelo site ou pelo telefone.

CNH emitida antes da pandemia

A entrega acontece na sede do órgão (Centro do Rio), nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias, no Cittá América (Barra da Tijuca), Américas Shopping (Recreio dos Bandeirantes), Center Shopping (Jacarepaguá), West Shopping (Campo Grande), Niterói Shopping (Niterói), Itaboraí Plaza, Sulacap Shopping e Guadalupe Shopping, Niterói (Fonseca) e Três Rios. As carteiras emitidas nos postos de habilitação do Méier, do Boulevard Shopping (Vila Isabel) e 15º Ofício de Notas – Cartório Ouvidor estarão disponíveis na sede do departamento, na Avenida Presidente, 817, no Centro do Rio. Quem deu entrada em um posto que ainda se encontra fechado precisa aguardar a reabertura da unidade.

Na sede, nos postos e nas unidades do Rio Poupa Tempo, o atendimento será das 10h às 16h e nos shoppings, das 12h às 16h. Não precisa agendamento. Basta comparecer nas unidades para retirar o documento. Com exceção das unidades do Rio Poupa Tempo, o atendimento foi dividido em ordem alfabética, conforme tabela abaixo:

Troca da permissão para a CNH definitiva: Disponível apenas na sede e deverá ser agendado exclusivamente pelo teleatendimento. Este serviço está sendo oferecido somente para casos de urgência para pessoas que precisam da CNH definitiva para trabalhar. Dessa forma, é um serviço prestado em caráter excepcional.

O Detran orienta ainda, que o uso de máscaras é obrigatório nas unidades e que as pessoas compareçam aos postos sem acompanhante.

Para mais informações, acesse o site www.detranrj.gov.br ou ligue para o teleatendimento do Detran, que funciona de 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Pelos telefones 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.

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