O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Covid-19: Aumento recorde em Itaocara ocorre após testagem em asilo

Cidade de Itaocara

Após um surto de covid-19 ter sido identificado e controlado na Ceasa de Ponto de Pergunta em maio, agora outro surto exige uma rápida ação das autoridades por ocorrer justamente no asilo da cidade, que abriga cerca de 30 idosos.

A testagem que ocorreria preventivamente nos dois asilos do município foi antecipada após dois internos do asilo de Itaocara terem sido internados. Um deles morreu e foi a sexta morte confirmada em decorrência da covid-19 no município.

Na terça-feira (30/06) a Secretaria Municipal de Saúde realizou testes nos funcionários do asilo de Itaocara, identificando o novo coronavírus em três deles. Nesta quarta foram testados os internos. Ao todo, foram diagnosticados doze internos com a covid-19. Os novos casos descobertos ontem e hoje são assintomáticos, mas demandam isolamento para evitar a contaminação dos demais. O Colégio Teotônio Brandão Vilela foi escolhido para abrigar os internos que estarão em isolamento.

O novo coronavírus chegou ao asilo mesmo com as medidas de segurança. As visitas estão proibidas desde março e o uso de equipamentos de proteção individual, como as máscaras, é obrigatório para funcionários.

Apesar da prova de que todo cuidado é pouco, pelas ruas da cidade há quem prefira desrespeitar as orientações técnicas quanto ao uso correto de máscaras e descumprir decretos municipais que proíbem aglomerações e abertura de bares.

Nesta quinta-feira (02) começará a testagem no asilo de Batatal. Desde março, quando apareceram os primeiros casos suspeitos de covid-19 no município, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 815 testes rápidos e encaminhou 86 amostras do swab para análise.

Embora o aumento diário seja recorde em Itaocara, o crescimento observado tem sido mais lento e menor em comparação com municípios próximos, como Aperibé, São Fidélis e Santo Antônio de Pádua, mas ainda assim mais rápido que o outros municípios vizinhos, como São Sebastião do Alto e Cantagalo.

Por Folha Itaocarense

Veja também
error: Content is protected !!