O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

Projeto Piabanha lança campanha “Em Defesa dos Rios, em Defesa da Vida”

Itaocara: Projeto Piabanha lança campanha "Em Defesa dos Rios, em Defesa da Vida"

Para comemorar o aniversário, o Projeto Piabanha está com a campanha “Em Defesa dos Rios, em Defesa da Vida” nas redes sociais, com o objetivo de levantar a pauta da conservação, proteção e recuperação para a sustentabilidade das espécies de peixes em extinção do Rio Paraíba do Sul. Para tanto o Projeto conta com o apoio Institucional do Instituto Humanize, Pesagro-Rio, Carinho Eco Green (COPAPA), UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais – CEPTA, ICMBIO e a Universidade Mogi das Cruzes.

Trabalho técnico científico do Piabanha é modelo para o Brasil

piabanha 1

O Projeto Piabanha é regido pela Associação de Pescadores e Amigos do rio Paraíba do Sul, uma organização da sociedade civil de interesse público municipal e estadual, com sede na cidade de Itaocara na região noroeste fluminense. O Projeto mobiliza recursos, tecnologias e pessoas em defesa dos rios, em especial para a conservação dos peixes da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, com ênfase nas espécies ameaçadas de extinção.

Em 22 anos de existência, o Projeto consolidou estudos, pesquisas, experiências e resultados na participação do Plano de Ação Nacional Para a Conservação Das Espécies Aquáticas Ameaçadas de Extinção da bacia do rio Paraíba do Sul (PAN) e retém o maior plantel de reprodutores de espécies nativas de peixes da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

Parabéns aos envolvidos pelos 22 anos de trabalho abnegado

piabanha 2

Segundo o Biólogo e diretor técnico da Instituição, Guilherme Souza, “A piabanha (Brycon insignis) antes era um peixe “lenda”. Mas ao longo desses 22 anos do Projeto ela atingiu um aumento populacional expressivo consolidando uma grande ideia de conservação em um trabalho de referência”.

A presença da Instituição na bacia do rio Paraíba do Sul, de um conjunto denominado- Leste Brasileiro – compreende os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A bacia é responsável pelo abastecimento de mais de 14 milhões de habitantes. E o Projeto Piabanha representa uma oportunidade socioambiental de transformação e impactos positivos para uma área de mais de 55.000 km² com 40 espécies ameaçadas de extinção, incluindo os peixes piabanha , surubim-do-Paraíba e a grumatã e toda população ribeirinha que vive em seu entorno.

Preservar espécies ameaçadas é um dos grandes objetivos

O Projeto Piabanha quer ampliar a capacidade de atuação, consolidar novas tecnologias em prol dos rios e da VIDA representando Uma voz significativa no movimento ambiental, que vem mudando hábitos arcaicos e arraigados disseminando boas práticas de conservação que atendem as expectativas de corações e mentes, segundo o Ms.Geógrafo, Ecologista e diretor geral da Instituição Luiz Felipe Daudt de Oliveira.

https://www.instagram.com/tv/CAv4YPXneQk/?utm_source=ig_web_copy_link

Fotografias: PAULA ERTHAL
Texto: RONALD THOMPSON

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais