Ponte Metálica de São Fidélis deve ser liberada nos próximos dias

Ponte Metálica de São Fidélis deve ser liberada nos próximos dias

Apesar de ter recebido uma recomendação de paralisação da obra do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) devido a danos estruturais, a Prefeitura de São Fidélis deve liberar a Ponte Metálica nos próximos dias. Após mais de sete anos de obras paralisadas, finalmente, um dos cartões postais da Cidade Poema vai ser devolvido à população.

Porém, a Prefeitura de São Fidélis ignorou a recomendação quanto aos danos estruturais da ponte e manteve o ritmo do projeto. A Ponte Metálica é tombada pelo INEPAC e vai completar 140 anos de história. Construída em 1889, a Ponte Metálica de São Fidélis se tornou cartão postal da cidade, encantando visitantes e moradores devido a sua estrutura metálica de origem inglesa.

Obras na ponte metálica

As obras de reforma da ponte metálica sempre são controvérsias. Em julho de 2011 a Prefeitura iniciou obras de revitalização e prometeu concluir as obras em dezembro do mesmo ano. Mas a ponte só foi reaberta no dia 18 de abril de 2014, três anos depois, com reforma inacabada.

Uma nova licitação foi realizada e uma nova obra para reforma e pintura teve início em agosto de 2019. Essa obra deveria ter sido entregue em dezembro de 2019, o que não chegou ocorrer. Em abril de 2020, a empresa responsável pela reforma da ponte metálica já havia retirado seus materiais do local.

Laudo do INEPAC

De acordo com o laudo apresentado pelo engenheiro e arquiteto do INEPAC – senhor Roberto da Luz Gomes, o projeto foi embargado com base nas análises levantadas sobre todo o andamento da retomada das obras. O parecer do profissional técnico e responsável aponta falhas estruturais na ponte, que levam riscos severos aos transeuntes e motoristas.

Mas uma reportagem da TV Norte Fluminense mostra que a estrutura metálica de sustentação da ponte está enferrujada, com fissuras onde caminham os pedestres, e em certos locais, cavaletes sustentam a passarela, dando a impressão que pode haver um desabamento a qualquer momento. Veja a reportagem completa abaixo ou no link!

Obra da ponte metálica de São Fidélis RJ é embargada pelo INEPAC que afirma que a reforma feita, está em desacordo com a instituição, pois a parte de baixo da ponte esta em avançado estagio de deterioração. No vídeo perceba que a trechos que parecem que irão desabar a qualquer momento.

Posted by TV Norte Fluminense – RJ on Monday, April 20, 2020

Serra News

Serra News

O melhor portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.