O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Prefeitura ignora INEPAC e mantém obras na Ponte Metálica de São Fidélis

Prefeitura ignora INEPAC e mantém obras na Ponte Metálica de São Fidélis

O Ministério Público deve investigar as obras de restauro da Ponte Metálica de São Fidélis, no Norte Fluminense. Foi o que mostrou uma reportagem veiculada no dia 20 de abril pela TV Norte Fluminense, que mostra ainda que o INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) embargou a obra em vistorias realizadas nos dias 20 e 21 de novembro de 2019.

Mesmo sabendo do embargo e das reais condições da estrutura da ponte, a Prefeitura de São Fidélis ignorou a recomendação e manteve o ritmo do projeto. A Ponte Metálica é tombada pelo INEPAC e vai completar 140 anos de história. Construída em 1889, a Ponte Metálica de São Fidélis se tornou cartão postal da cidade, encantando visitantes e moradores devido a sua estrutura metálica de origem inglesa.

Obras na ponte

Porém, as obras de reforma da ponte metálica sempre são controvérsias. Em julho de 2011 a Prefeitura iniciou obras de revitalização e prometeu concluir as obras em dezembro do mesmo ano, mas a ponte só foi reaberta no dia 18 de abril de 2014, três anos depois, com reforma inacabada.

Uma nova licitação foi realizada e uma nova obra para reforma e pintura teve início em agosto de 2019. Essa obra deveria ter sido entregue em dezembro de 2019, o que não chegou ocorrer. Em abril de 2020, a empresa responsável pela reforma da ponte metálica já havia retirado seus materiais do local.

Laudo do INEPAC

 

De acordo com o laudo apresentado pelo engenheiro e arquiteto do INEPAC – senhor Roberto, o projeto foi embargado com base nas análises levantadas sobre todo o andamento da retomada das obras. O parecer do profissional técnico e responsável aponta falhas estruturais na ponte, que levam riscos severos aos transeuntes e motoristas.

Uma reportagem da TV Norte Fluminense mostra que a estrutura metálica de sustentação da ponte está enferrujada, com fissuras onde caminham os pedestres, e em certos locais, cavaletes sustentam a passarela, dando a impressão que pode haver um desabamento a qualquer momento. Veja a reportagem completa abaixo!

https://www.facebook.com/tvnortefluminenserj/videos/3181130951949171/

Veja também
error: Content is protected !!