O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Anvisa autoriza aplicação de testes rápidos em farmácias e drogarias

Anvisa autoriza aplicação de testes rápidos de coronavírus (covid-19) em farmácias e drogarias

Agora os testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus estão autorizados a serem realizados em farmácias e drogarias, de acordo com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira, 28. Porém, os estabelecimentos não são obrigados a disponibilizar os exames.

A adesão da farmácia ou drogaria é voluntária. Ela poderá, a partir da resolução, aplicar os testes do covid-19 se optar a fazer o procedimento.

A diretoria da agência aprovou, por unanimidade, em caráter temporário e enquanto durar a situação emergencial da saúde pública do país, a aplicação dos testes. A medida passará a valer a partir da data de publicação de uma resolução no Diário Oficial da União.

De acordo com a Anvisa, as farmácias e drogarias que realizarem o teste rápido deverão ter um profissional qualificado durante o funcionamento e seguir as recomendações de segurança para fazê-lo. Ainda segundo a autorização, os estabelecimentos não são obrigados a disponibilizar os testes e sim, a fazer a aplicação desses.

Ainda segundo a agência, os exames deverão ser feitos nos próprios estabelecimentos de saúde e o resultado deverá ser interpretado por um profissional da área, junto com outros dados informados pelo paciente.

O ensaio imunocromatográfico, que é o teste rápido, não serve para a contagem dos casos do covid-19, já que poderá apresentar um falso negativo quando, normalmente, o paciente é testado bem no início da infecção com baixos níveis de anticorpos na amostra. O exame apenas é para auxiliar no diagnóstico, ampliar estabelecimentos realizadores de testes, diminuindo a aglomeração nas unidades de saúde com a procura dos serviços médicos, principalmente na rede pública.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) apoiou a decisão, destacando a ampliação do acesso aos exames e da redução dos custos.

Veja também
error: Content is protected !!