Dicas simples para melhorar a umidade do ar em casa

Dicas para melhorar a umidade do ar em casa

Por dentro das constantes queimadas e incêndios florestais que assolam municípios do interior do Rio de Janeiro, a equipe do Serra News decidiu separar algumas dicas simples devido o alto índice de poluição e a baixíssima umidade do ar.

Se você não tem um umidificador de ar em casa, pode amenizar esses efeitos do clima com métodos fáceis, baratos e caseiros. Confira abaixo algumas dessas dicas:

1 – Recipiente com água

Para dormir melhor, deixe um recipiente com água próximo à cama, em cima do criado-mudo ou de outro móvel em que você não vá bater sem querer enquanto estiver dormindo. Outra dica para melhorar a umidade do ar é deixar bacias com água nos cômodos da casa. Se você tiver cachorro em casa, pode substituir a bacia por um balde pesado e alto que o bichinho não alcance.

2 – Toalha molhada

Outro método que auxilia no sono é deixar uma toalha molhada na cabeceira da cama ou em móvel próximo. A água da toalha vai evaporar aos poucos, aumentando a umidade do ar do seu quarto. Essas dicas simples servem também para os animais de estimação, que também sofrem com a baixa umidade do ar.

3 – No banho

Para espalhar umidade para o ar dos cômodos, experimente tomar banho com a porta do banheiro aberta. Esse método é mais fácil para quem mora só. Lembrando que não é para esbanjar água, pois nessa época os reservatórios de água ficam vazios.

4 – Na cozinha

Se o tempo seco já causou desconforto ou congestionou seu nariz, experimente ferver água e ficar próximo ao vapor, numa distância suficiente para o calor não incomodar ou queimar. O resultado é ainda melhor se você acrescentar essência ou folhas de eucalipto à água. Além de respirar melhor, você deixará a cozinha mais úmida e cheirosa.

5 – No jardim

Caso você tenha vasos de plantas dentro do recinto, jardim ou até mesmo uma horta próximo a sua casa, pode molhá-los acima do normal, para que essa água passe pelo processo de evapotranspiração e venha umidificar o ar ao entorno da residência. Sempre molhar no período do fim da tarde para início da noite.