Corte de árvores quase centenárias gera insatisfação em Itaocara

Corte de árvores gera insatisfação da população de Itaocara

Uma pequena manifestação anônima critica o corte de árvores em Itaocara, entre elas, um oitizeiro com cerca de 80 anos, na Praça Rui Barbosa, no Centro. Cartazes foram espalhados pela praça na noite desta terça-feira (17/09), horas após a Secretaria de Obras iniciar o corte do oitizeiro histórico, indignando grande parte da população.

Nos cartazes, estavam dizeres como “Crime Ambiental”, “Cadê as Árvores?” e “Derrubando o Futuro”. Eles foram colados em diversos pontos da praça, como na estrutura do busto de Patápio Silva e até nos troncos do oitizeiro histórico, que deve ter aproximadamente 80 anos.

Corte de árvores gera insatisfação da população de Itaocara

O frondoso oitizeiro teve grande parte da copa removida nesta terça-feira. Os trabalhos foram suspensos e nenhum servidor que estava no local informou o motivo à nossa reportagem. Além do oitizeiro principal, outros dois oitizeiros, também antigos, e uma figueira exótica foram cortados ontem.

Jogo do empurra

Inicialmente, o secretário de obras, Paulinho Mozart, informou que o corte das árvores no Centro de Itaocara havia sido autorizado pela Prefeitura atendendo a uma solicitação da Câmara Municipal. A redação da Folha Itaocarense não conseguiu contato com o presidente do Legislativo, Robson Vogas (PSDB), que recentemente havia informado que o oitizeiro histórico seria preservado no projeto de construção do anexo da Câmara.

Diante da situação atual, o vereador Jaderson Aleixo (PSB) gravou entrevista. “A informação que eu tenho do presidente [Robson], que não é uma informação oficial, é que ia ser preservada, a priori, a árvore. Aquelas três das calçadas iriam sair […] e serão replantadas outras seis em outro local. A mais antiga do centro não iria ser derrubada. Mais uma vez, a informação não é oficial, mas eu conversei com o presidente e ele disse que os representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras estiveram lá aconselhando a tirar a árvore porque estava afetando a rede de esgoto.”, explicou o parlamentar.

Por Folha Itaocarense