O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Importância do coaching na melhoria dos indicadores de saúde

Importância do coaching na melhoria dos indicadores de saúdearetuza
Ao contrário do que dizem por aí sobre modismos, o conceito de Coaching surgiu em 1830, na Universidade Britânica de Oxford, para descrever um tutor particular, alguém para auxiliar o discente a se preparar para uma avaliação de determinada área. E com o decorrer do tempo passou a ser utilizada também para se aludir a treinadores ou instrutores de atores, atletas e cantores. Antes disso, o termo apareceu pela primeira vez na era medieval, representado pelo homem (cocheiro) que conduzia a carruagem (coche) para algum lado. Esses homens também eram experts em treinar cavalos para esse fim.
 
O Coaching é um processo conduzido por um profissional de formação e habilitado (Coach) onde o mesmo auxilia o seu cliente (Coachee) a transcender de um estado A para um estado B, de acordo com a sua necessidade, em qualquer área da sua vida.
 
De fato que para um indivíduo ter saúde não significa meramente que ele não seja portador de uma doença específica, mas sim e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que ele tenha um pleno bem-estar físico, mental e social. O que deixa claro que se não possuímos este equilíbrio que somente pode ser adquirido por nós mesmos, não somos possuidores de uma saúde plena. 
E qual a relação do Coaching com a melhoria dos indicadores de saúde? Posso citar aqui inúmeros exemplos, mas vamos para um especificamente – não adianta dizer para o paciente que ele precisa se autocuidar visitando o seu médico periodicamente e realizando exames preventivos se ele não possui autoestima e a crença de que isso será importante para que ele não venha a ter uma doença no futuro. Não adianta dizer para ele adquirir hábitos de higiene e saudáveis se ele não acreditar na eficácia da simples mudança de comportamento. 
 
Dentro deste contexto e correlacionando com programas de saúde do Governo Federal, se os gestores e profissionais de saúde dos municípios passassem por treinamentos onde adquirissem essa mentalidade, com certeza uma melhoria significativa dos indicadores de saúde seria apontada. O que resultaria também, na diminuição de gastos com média e alta complexidade. Obviamente que para que essa clareza seja destacada projetos devem ser bem elaborados através de diagnóstico situacional inicial, planejamento estratégico, implantação, monitoramento e avaliação contínua. 
 
Quer ter mais saúde? Gostou desse artigo sobre Coaching na saúde? Vamos juntos! Um beijo no coração de todos e até a próxima coluna!
 
Veja também
error: Content is protected !!