Taxa de incêndio RJ 2026: boletos já estão sendo entregues
Foto: Divulgação / Cidade de Niterói O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro iniciou em janeiro o envio dos boletos da taxa de incêndio de 2026. As cobranças serão entregues pelos Correios, e o vencimento dos pagamentos começa já em fevereiro.
Os valores variam de acordo com o tamanho e tipo do imóvel. De acordo com a corporação, os recursos arrecadados são destinados à compra de viaturas e equipamentos de prevenção e combate a incêndios, além de materiais para socorro, emergência e capacitação dos bombeiros.
Quem não receber o boleto em casa pode emitir a segunda via pela internet, no site do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom).
Aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, assim como igrejas e templos de qualquer culto, podem solicitar isenção da taxa de incêndio. O benefício, no entanto, não é automático: é necessário apresentar a documentação exigida em um dos postos do Funesbom para comprovar o direito.
O Corpo de Bombeiros alerta ainda para golpes relacionados à taxa. A orientação é conferir todos os dados antes de efetuar o pagamento, que deve ser feito exclusivamente em nome do Funesbom, responsável pela arrecadação da cobrança.
Ver essa foto no Instagram





