Santa Maria Madalena tem maior acumulado de chuva no RJ nas últimas 24h
Foto: Nestor Lopes / Serra NewsSanta Maria Madalena, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi a cidade que mais registrou acumulado de chuva nas últimas 24 horas, com 146 mm/24h. O dado foi divulgado pelo Cemaden na manhã de quarta-feira (21/01) e coloca o município à frente de outras cidades como Petrópolis, com 122 mm/24h, e Cachoeira de Macacu, com 112,8 mm/24h.

Na terça-feira (20/12), nossa reportagem mostrou o impacto das chuvas em Santa Maria Madalena. Nos bairros Largo do Machado e Vila do Silvinho, casas foram invadidas pela água após o transbordamento de um córrego, deixando moradores em situação de risco.
Ver essa foto no Instagram
A região vinha sendo monitorada desde a última semana, quando a previsão indicava que a chegada da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) poderia provocar acumulado de chuva entre os dias 19 e 23 de janeiro. A ZCAS segue atuando sobre a Região Serrana, trazendo volumes elevados de chuva e aumentando o risco de novos transtornos.
Nova ZCAS pode provocar chuvas intensas no interior do Rio de Janeiro
Risco hidrológico e de deslizamento
Permanece risco hidrológico moderado para as regiões da Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, Capital, Serrana I, Serrana II, Sul II, Metropolitana e Noroeste.
Devido aos acumulados pluviométricos, continuam as condições de risco alto de deslizamento nos municípios de Petrópolis e Duque de Caxias. Já o risco moderado é mantido para Angra dos Reis, Itaguaí, Teresópolis, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Cachoeiras de Macacu, Macaé, Itaperuna, Laje do Muriaé e Natividade.
Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil: 199.
Ver essa foto no Instagram






