Nova ZCAS pode provocar chuvas intensas no interior do Rio de Janeiro
Projeção é do ClimaTempo. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) volta a se organizar sobre o Brasil entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026, trazendo risco de chuvas intensas e transtornos em diversas regiões do país. Este será o segundo episódio de ZCAS registrado em janeiro, fenômeno típico do verão e um dos principais responsáveis pelos períodos prolongados de chuva no território brasileiro.
De acordo com meteorologistas, a formação da nova ZCAS começa na segunda-feira (19), favorecida pela circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera. O avanço de uma frente fria pela costa do Sudeste, entre os dias 19 e 21, deve consolidar o sistema, mantendo a instabilidade por vários dias consecutivos, conforme a previsão do tempo.
No Sudeste, as áreas mais impactadas devem ser o Espírito Santo, o leste de Minas Gerais e, principalmente, o Norte e Noroeste do interior do Rio de Janeiro, onde são esperados os maiores volumes de chuva. Nessas regiões, os acumulados podem variar entre 200 mm e 400 mm em apenas cinco dias, volume equivalente à média de chuva para todo o mês de janeiro.
No estado do Rio de Janeiro, a previsão acende um alerta especial para municípios do interior, que já enfrentaram volumes elevados de chuva no início do mês. O solo encharcado aumenta o risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra, especialmente em áreas urbanas e regiões de encosta, segundo o alerta da Defesa Civil.
A Climatempo alerta que, além da chuva persistente, podem ocorrer temporais acompanhados de rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo. A recomendação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e siga as orientações da Defesa Civil. Em situações de emergência, os telefones são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Ver essa foto no Instagram






