Exclusivo – Um raro fenômeno atmosférico voltou a ser registrado em Cantagalo. Desta vez, na localidade de Campo Alegre, a moradora Luciana Rezende captou na tarde de sexta-feira (2/1) uma nuvem iridescente, conhecida popularmente como arco-íris de fogo, que deixou o céu colorido com tons de um arco-íris.
Ver essa foto no Instagram
O fenômeno já havia sido observado recentemente na região da Taquara de Cima, em dezembro. A nuvem iridescente ocorre quando a luz do Sol atravessa minúsculas gotículas de água ou cristais de gelo presentes em nuvens do tipo cirro, em grandes altitudes. Esses cristais funcionam como pequenos prismas, difratando a luz e separando-a em cores intensas.
Para que o efeito seja visível, o Sol precisa estar alto no céu, cerca de 58 graus acima do horizonte, atingindo os cristais em um ângulo específico. Diferente do arco-íris tradicional, a iridescência não forma um arco definido, surge geralmente nas bordas das nuvens, tem curta duração — apenas alguns minutos — e ocorre com mais frequência próximo ao nascer ou pôr do Sol.






