Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Alerta de calor excessivo no RJ marca semana de extremos no tempo

Uma mudança no padrão do tempo deve atingir o Sudeste do Brasil ao longo desta semana, com destaque para o estado do Rio de Janeiro. A atuação de uma frente fria fraca, associada a uma condição pré-frontal, aumenta o calor e eleva o risco de chuvas fortes e tempestades em boa parte da região, segundo a previsão do tempo no Rio de Janeiro.

Desde o fim de semana, ventos de quadrante norte favorecem a elevação das temperaturas no Sudeste. No Rio de Janeiro, a combinação de calor intenso e pouca nebulosidade faz os termômetros dispararem, especialmente na Região Metropolitana, onde as máximas podem chegar a 40°C na segunda-feira (12/01), segundo dados mais recentes sobre temperaturas no Rio de Janeiro.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que o Estado do Rio de Janeiro ficará sob a influência de calor excessivo nos próximos dias. De acordo com o Centro de Inteligência em Saúde (CIS), os municípios de Belford Roxo, Japeri, Maricá, Piraí, Queimados, São Gonçalo, Seropédica, Nova Iguaçu, Guapimirim e Itaguaí foram classificados em nível laranja de alerta, em uma escala de quatro níveis, reforçando o alerta de calor no Rio.

Enquanto estados como São Paulo e Minas Gerais devem registrar pancadas de chuva a partir da tarde, ajudando a aliviar o calor excessivo, o Rio de Janeiro permanece com tempo seco no início da semana, o que contribui para a sensação térmica elevada e aumenta o desconforto da população — de acordo com a mais recente previsão do tempo no Rio de Janeiro.

Na terça-feira (13), o avanço das instabilidades reduz a intensidade do calor em parte do Sudeste. No entanto, no Rio de Janeiro, as temperaturas seguem altas, podendo alcançar até 38°C. A partir da tarde, há previsão de chuvas no Rio de Janeiro, especialmente no centro e norte fluminense, com risco de pancadas intensas em curto período.

Já na quarta-feira (14), o cenário se torna mais instável. As chuvas ganham força em todo o Sudeste, incluindo o estado do Rio de Janeiro, elevando o risco de tempestades, raios e ventos fortes. Apesar da diminuição das temperaturas máximas, o calor ainda pode chegar a 35°C em áreas do território fluminense.

A previsão indica que as chuvas devem trazer alívio térmico após os temporais, mas também aumentam o potencial de transtornos, como alagamentos e quedas de energia. A recomendação é que a população acompanhe os alertas meteorológicos e a previsão do tempo no Rio de Janeiro, e redobre a atenção, especialmente nas regiões mais vulneráveis.

Modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicam que a sequência de dias de calor forte a intenso no Rio de Janeiro deve ser interrompida apenas na próxima semana, a partir do dia 18 de janeiro, com o avanço de um cenário de instabilidade que pode trazer vários dias consecutivos de chuva.

Veja também
error: Conteúdo protegido!