Instalação de quebra-molas na Hans Gaiser divide opiniões em Nova Friburgo
Foto: Reprodução / Rota 116A instalação de um quebra-molas no meio da Avenida Engenheiro Hans Gaiser, nas proximidades da empresa Haga, gerou grande repercussão entre motoristas e moradores de Nova Friburgo. O redutor de velocidade foi colocado nesta semana pela concessionária Rota 116, responsável pela administração da RJ-116.
Segundo a empresa, o objetivo é reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança na via. No entanto, o trecho em questão é pouco movimentado por pedestres, e muitos condutores afirmam que a medida piorou o fluxo do trânsito, que já apresenta lentidão nos horários de pico.
“Um dos únicos trechos que dava pra acelerar um pouco e evoluir o trânsito caótico dessa cidade. Aí vêm e fazem uma pataquada dessas! Um trecho praticamente sem registro de acidentes. Os lugares que realmente precisam de sinal ou fiscalização continuam esquecidos”, criticou a motorista Gabrielle Oliveira.
Ver essa foto no Instagram
Outros moradores também se manifestaram nas redes sociais. “Quebra-molas em um local que quase não dá acidente, lotado de sinais e congestionado todos os dias. Que eficiência, hein?”, ironizou Nayara Condack. Já Wendell Carvalho opinou que, “com os motoristas que temos, devia ter um a cada 100 metros”.
Enquanto alguns pedem mais fiscalização em pontos críticos — como o trecho próximo ao Véu da Noiva, citado por Lucian Pacheco — outros concordam com a medida. “Muitos motoristas não respeitam nada, principalmente à noite. Tem que colocar mais”, comentou Delma Souza.
“Friburgo já passou da hora de ter um engenheiro de trânsito competente para planejar as alterações na cidade. Algumas mudanças são necessárias e poderiam, de fato, melhorar esse trânsito caótico. Mas um quebra-molas não vai resolver nada. Ao mesmo tempo, é preciso reconhecer que muitos motoristas também são mal preparados”, comentou Fernando Alves.
A Rota 116 recentemente realizou o recapeamento e a pintura da sinalização viária no perímetro urbano de Nova Friburgo. As discussões sobre o trânsito na cidade ganharam força após reportagem publicada em outubro pelo portal, que destacou o aumento dos congestionamentos e a falta de planejamento viário.
Mobilidade urbana e acidentes de trânsito: o que diz a Prefeitura de Nova Friburgo





