Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Flagrante aponta possível crime ambiental em via pública de Santa Maria Madalena

Um vídeo gravado por uma moradora, antes das 6h da manhã de quinta-feira (16/10), flagrou um possível crime ambiental na Rua Coronel de Souza Lima, no Centro de Santa Maria Madalena. A ação ocorreu a poucos metros das sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Nas imagens, um trabalhador da Prefeitura – usando máscara e bomba costal – aparece borrifando um produto suspeito ao longo da via pública. Segundo o registro, ele percorre toda a extensão da rua aplicando o produto entre os paralelepípedos, supostamente para eliminar o mato.

Durante a aplicação, moradores relataram um forte odor, levantando suspeitas de que pudesse se tratar de algum tipo de substância química. Ainda não há confirmação sobre o produto utilizado, mas, vale lembrar que o uso de veneno ou defensivo agrícola pode configurar crime ambiental e infração sanitária. A legislação brasileira proíbe o uso de defensivos químicos em áreas urbanas, devido ao risco de contaminação do solo, da água e do ar, além dos possíveis impactos à saúde humana e animal.

O caso chama atenção pelo contraste com os reconhecidos atributos ambientais de Santa Maria Madalena, conhecida como a “Cidade das Estrelas” e considerada detentora do terceiro melhor clima do Brasil. O município abriga parte do Parque Estadual do Desengano — o principal reduto de Mata Atlântica da região — e o Horto Santos Lima, onde funciona o Centro de Visitantes do parque. O local também é o primeiro “Dark Sky Park” da América Latina, título concedido por uma instituição norte-americana pelas condições ideais de observação astronômica.

Apesar do prestígio ambiental, a situação ecológica do município tem sido motivo de preocupação. As duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) estão inoperantes há mais de um ano, despejando esgoto sem tratamento nos córregos São Domingos e Ribeirão Santíssimo. Além disso, a obra do novo sistema de esgotamento sanitário, orçada em mais de R$ 15 milhões, permanece paralisada há meses, sem explicações públicas por parte da administração municipal.

Outro episódio recente registrado pelo Serra News mostrou um caminhão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) abandonado por quase um mês em uma propriedade rural, com a caçamba cheia de lixo.

O novo flagrante reforça as críticas à gestão ambiental em Santa Maria Madalena e levanta questionamentos sobre a atuação do poder público local. O Serra News deixa espaço aberto para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) se manifestem sobre o caso.

Caminhão do PAC vira depósito de lixo no interior de Santa Maria Madalena

Veja também
error: Conteúdo protegido!