Espécie vulnerável: Lobo-guará é registrado em Cantagalo

Um registro muito bacana! Um lobo-guará foi flagrado por um leitor do Serra News na noite de quarta-feira (10/09), na altura da Aldeia, em Cantagalo, na RJ-160. O registro surpreendeu quem filmava e destacou a presença da fauna local.
Ver essa foto no Instagram
O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e tem o Cerrado como habitat natural. No entanto, a espécie enfrenta sérias ameaças decorrentes do desmatamento, da expansão de pastagens, de monoculturas e de mudanças no uso do solo.
Com grande parte de seu território original destruído ou fragmentado, esses animais têm se deslocado para outras áreas em busca de sobrevivência, incluindo o bioma da Mata Atlântica. Essa adaptação mostra os impactos da pressão ambiental.
Segundo o biólogo Izar Aximoff, especialista em fauna urbana, o lobo-guará já foi registrado em 80% dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. No Brasil, a espécie é classificada como vulnerável e requer atenção especial para sua conservação.
O animal também estampa a cédula de R$ 200, escolha feita pelo Banco Central para reforçar a importância da proteção da fauna e dos biomas brasileiros. A nota serve como símbolo de conscientização ambiental.