Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

OAB-RJ lança cartilha para combater golpe do falso advogado

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ) lançou, na quinta-feira (14/8), a Cartilha de Combate ao Golpe do Falso Advogado, com orientações para que a população evite cair nesse tipo de fraude. O crime ocorre quando golpistas se passam por advogados para obter dados pessoais e pagamentos de vítimas.

Segundo a OAB-RJ, somente em 2025 já foram registradas mais de 600 denúncias desse golpe, que agora conta até com o uso de inteligência artificial para reproduzir a voz e a imagem de profissionais reais. Para intensificar as ações contra a prática, a presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, criou a Comissão de Combate ao Golpe do Falso Advogado, empossada durante o evento.

“Infelizmente, advogados e advogadas continuam sendo afetados. Precisamos avançar de maneira efetiva contra estes criminosos”, destacou Basilio, lembrando que desde janeiro a Ordem vem atuando por meio de sua corregedoria e de 52 delegados, em parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça.

Casos serão investigados por núcleo de crimes cibernéticos

Durante o lançamento, o delegado André Neves, diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada da Polícia Civil, anunciou que todos os registros de golpes do falso advogado serão investigados por um núcleo especializado em crimes cibernéticos, recém-criado e sediado na Cidade da Polícia.

“Vamos centralizar as informações e dar uma resposta à altura. Estamos reunindo policiais com expertise nesse tipo de crime para atuar de forma focada”, afirmou Neves.

Também participaram do evento a vice-presidente da OAB-RJ, Sylvia Drumond; a presidente da Comissão Especial de Combate ao Golpe do Falso Advogado, Luciana Pires; o presidente da Comissão dos Juizados Especiais da Seccional, Carlos Guedes; a presidente do Ibrapej, Carolina Lima; a diretora-geral de Polícia da Capital, delegada Raíssa Celles; a delegada da DRCPIM, Luciana Fonseca; e o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, João Felipe Mourão.

Veja também
error: Conteúdo protegido!