Aneel recomenda renovação de concessão da Enel Rio por 30 anos

A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu no dia 19 de agosto recomendar ao Governo Federal a renovação da concessão da Enel Rio de Janeiro por mais 30 anos. O contrato atual da distribuidora vence em dezembro de 2026, e a decisão final cabe ao Ministério de Minas e Energia (MME).
A recomendação foi aprovada pela maioria dos diretores, apesar da divergência do diretor Fernando Mosna. Segundo Mosna, a Enel RJ apresenta desempenho abaixo da média nacional em indicadores como o IASC (Índice de Satisfação do Consumidor), atrasos em obras e qualidade do serviço, incluindo frequência e continuidade das interrupções de energia.
Com a aprovação da recomendação, o processo segue para o MME, que definirá sobre a prorrogação. Caso seja confirmada, a concessão passará a vigorar até 2056.
Leia também
Em nota, a Enel Rio afirmou que a recomendação da Aneel é “uma etapa importante” no processo de renovação da concessão. A empresa destacou melhorias estruturais, como aumento das manutenções preventivas, ampliação da tecnologia para gestão remota da rede e contratação de profissionais próprios, que reduziram em cerca de 40% o tempo de atendimento aos clientes entre novembro de 2024 e março deste ano.
A distribuidora também anunciou investimentos recordes de aproximadamente R$ 6,1 bilhões para o período 2025-2027, valor 74% superior ao plano anterior, reforçando seu compromisso com os cerca de 3 milhões de clientes no Estado do Rio.
Ver essa foto no Instagram