Águas do Rio explica tratamento de água e esgoto para alunos de Cantagalo

Mais de 2.400 estudantes de Cantagalo tiveram uma semana de muita ciência e descobertas com a passagem da Caravana da Ciência pela cidade, evento itinerante da Fundação Cecierj que leva experimentos, jogos e exposições interativas aos municípios fluminenses. A ação contou com o apoio da Águas do Rio, que apresentou aos jovens o funcionamento dos tratamentos de água e esgoto, destacando o uso da tecnologia nos processos.
Realizada na Casa de Euclides da Cunha, a iniciativa chamou a atenção dos alunos, pais e visitantes, que puderam conhecer, entre outras atrações, o Jar Test — equipamento utilizado em laboratórios para definir a dosagem ideal de produtos químicos no tratamento de água.
“Foi uma experiência muito enriquecedora. A curiosidade dos estudantes em relação ao saneamento básico e à tecnologia aplicada foi enorme, com muitas perguntas sobre o Jar Test”, contou Bianca Crelier, analista de Responsabilidade Social da Águas do Rio. “Ficamos satisfeitos em contribuir para essa ação educativa e mostrar a importância do saneamento para a qualidade de vida da população.”
Leia também
Entre os participantes, o estudante Ivo Stael, do 9º ano do Colégio Zulmira Torres, destacou o aprendizado sobre o ciclo da água. “Aprendi muito e ainda pude compartilhar o que sei com meus colegas, já que meu pai, Bruno Stael, é líder de operação na Águas do Rio”, disse o jovem, orgulhoso.
De acordo com Bruno Oliveira, coordenador da Caravana da Ciência, o projeto tem como missão oferecer à comunidade um espaço de educação informal, com uma abordagem lúdica e dinâmica que aproxima o público da ciência. “A presença da Águas do Rio agregou valor à programação, levando conteúdos essenciais que muitas vezes não são abordados em sala de aula. Já estamos planejando novas participações da empresa em outras cidades”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram