Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Brasil volta a sair do Mapa da Fome da ONU, aponta relatório internacional

O Brasil está novamente fora do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). A informação foi divulgada na segunda-feira (28/07) no relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025)”, apresentado durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, na Etiópia.

Segundo o documento, o país ficou abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição, índice que define a inclusão de uma nação no Mapa da Fome. A marca é considerada positiva, pois indica que a maioria dos brasileiros tem acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável.

O Brasil já havia alcançado esse patamar em 2014, mas voltou a figurar no Mapa da Fome no triênio 2018/2020. Agora, com dados referentes ao período de 2022 a 2024, o país conseguiu novamente reduzir a prevalência de subnutrição.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social destacou que a conquista ocorreu em apenas dois anos, após 2022 ser considerado um dos períodos mais críticos para a insegurança alimentar no país. O governo atribui o resultado a políticas públicas de assistência social e combate à fome.

O relatório da FAO adota como principal indicador a Prevalência de Subnutrição (Prevalence of Undernourishment – PoU), que considera a disponibilidade de alimentos, o consumo médio da população e a quantidade mínima de calorias necessárias para uma dieta saudável.

Estar fora do Mapa da Fome significa que menos de 2,5% da população brasileira enfrenta subalimentação grave. O relatório SOFI, divulgado anualmente, utiliza médias trienais para compor o índice, levando em conta dados de produção, importação, exportação e poder de compra da população.

Veja também
error: Conteúdo protegido!