Nova Friburgo dá início à revitalização e modernização da Praça Getúlio Vargas

A maior obra em um jardim público tombado do interior do Brasil será iniciada em breve na Praça Getúlio Vargas, localizada no Centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A intervenção faz parte dos compromissos firmados no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) 02/2015, celebrado entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal, com o objetivo de recuperar o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da praça.
Com prazo de execução de 540 dias, o equivalente a cerca de um ano e meio, a obra será dividida em três setores distintos. O projeto, que visa preservar e modernizar a praça, teve o resultado da licitação publicado no Diário Oficial em 7 de novembro de 2023. O valor estimado para a realização da reforma é de R$ 6.508.936.
A empresa Terrplan foi a contratada para a execução das obras. Segundo o responsável técnico Leandro Porto, a empresa tem experiência em restauração de patrimônios tombados, como em Cabo Frio, e contará com uma equipe técnica especializada, além de fornecedores locais para materiais e equipamentos específicos.
O projeto paisagístico respeitará o traçado original da praça, concebido pelo renomado paisagista francês Auguste Glaziou. A proposta manterá a perspectiva longitudinal e o formato atual do espaço, incorporando, contudo, elementos modernos que promovem a integração entre o patrimônio histórico e as necessidades contemporâneas. A paleta de cores seguirá o tom do piso original de terra batida.
Ver essa foto no Instagram
Leia também
A divisão da obra contempla, em sua primeira etapa, a área do parquinho; na sequência, os trabalhos seguirão para a região próxima ao coreto; e, por fim, para o entorno do chafariz. Durante todo o processo, haverá atenção especial à preservação dos eucaliptos robusta que compõem a vegetação característica da praça.
Entre as melhorias previstas estão a instalação de piso intertravado em placas cimentícias na cor terracota, implantação de piso tátil, aumento da acessibilidade, reformulação do paisagismo, novas lixeiras e bancos. A iluminação pública será reforçada com a triplicação do número de postes coloniais. A feira de artesanato também será contemplada, com a instalação de 80 novas barracas padronizadas, distribuídas entre as alamedas da praça.
O coreto ganhará canteiros revitalizados com flores e iluminação interna. Já o chafariz receberá jardineiras, uma fonte luminosa e sonora. O parquinho infantil será equipado com elementos voltados à educação patrimonial. Estão previstas ainda a reforma do ponto de táxi, o reparo dos monumentos existentes e a instalação de novos canteiros na Estação Livre.
A iniciativa marca um passo importante para a valorização do patrimônio histórico e cultural de Nova Friburgo, unindo conservação, acessibilidade e modernização em um dos espaços públicos mais simbólicos da cidade.