Cordeiro lidera ranking regional de qualidade de vida, aponta levantamento

O Índice de Progresso Social (IPS) 2024, divulgado no final de maio, revelou as cidades com melhor qualidade de vida do Brasil. Entre os municípios do interior fluminense, Cordeiro se destacou como a cidade com o melhor desempenho, ocupando o 3º lugar no estado do Rio de Janeiro.
Resende lidera o ranking de qualidade de vida no estado, seguido pela capital, Rio de Janeiro, em segundo, e Cordeiro, em terceiro. Também estão entre os dez melhores Carmo (4º), Teresópolis (5º), Aperibé (7º), Nova Friburgo (8º) e Macuco (10º).
O IPS avalia a qualidade de vida com base em 57 indicadores sociais e ambientais, organizados em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. A pontuação geral pode variar de 0 a 100, e a média nacional neste ano foi de 61,96 pontos.
Ver essa foto no Instagram
Desempenho negativo em grandes municípios
Enquanto algumas cidades se destacaram, outras ficaram aquém das expectativas. Duque de Caxias, a 4ª mais rica do estado, obteve a 2ª pior pontuação no Rio de Janeiro. Belford Roxo teve a 3ª pior nota do Brasil, e Nova Iguaçu e Campos dos Goytacazes também apresentaram baixos resultados.
Leia também
As 10 melhores cidades do Rio de Janeiro no Índice de Progresso Social 2024:
Resende
Rio de Janeiro
Cordeiro
Carmo
Teresópolis
Niterói
Aperibé
Nova Friburgo
Barra Mansa
Macuco
O levantamento destaca a crescente importância de indicadores sociais e ambientais na avaliação da qualidade de vida nas cidades, indo além das tradicionais métricas econômicas. O IPS reforça a necessidade de políticas públicas eficazes para melhorar o bem-estar da população.
MPRJ denuncia suposto esquema de corrupção em licitações da Expo Cordeiro