Shows da Expo Cordeiro 2025 confirmados em meio às denúncias do MPRJ

Sob denúncias formais do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que apontam um esquema de corrupção em licitações ligadas a Exposição Agropecuária de Cordeiro, entre 2022 e 2024, foram oficialmente anunciados os shows da Expo Cordeiro 2025.
Investigação aponta conluio e fraude
Segundo o Ministério Público, as investigações apontam a existência de fraudes e conluios entre participantes das licitações, entre 2022 e 2024, que apresentavam propostas aparentemente independentes, mas mantinham vínculos societários e operacionais entre si. O objetivo seria simular concorrência para legitimar contratações previamente direcionadas.
De acordo com as investigações do MPRJ, o prefeito de Cordeiro, Leonan Lopes Melhorance, é apontado como responsável por ratificar e autorizar contratações com empresas interligadas, ignorando alertas sobre ausência de capacidade técnica e vínculos societários irregulares. Para o MP, houve anuência consciente às irregularidades, o que motivou sua inclusão como réu na ação civil pública.
O prefeito também é réu em outro processo que afastou um vereador da cidade do seu mandato. Sob estas investigações de corrupção no maior evento da região centro-norte fluminense, o anúncio oficial dos shows da Expo Cordeiro 2025 vieram como manobra de marketing para mudar a direção dos olhares.
Ver essa foto no Instagram
Shows da Expo Cordeiro 2025
Antecipadamente, os shows da Expo Cordeiro 2025 foram anunciados:
- Sábado (12/07): Martinho da Vila
- Domingo (13/07): Cesar Menotti e Fabiano
- Segunda (14/07): Péricles
- Terça (15/07): Eduardo Costa
- Quarta (16/07): Joelma
- Quinta (17/07): Nando Reis
- Sexta (18/07): Dennis DJ
- Sábado (19/07): Daniel
- Domingo (20/07): Michel Teló
Além dos shows do palco principal com atrações a nível nacional, a programação da Exposição Agropecuária de Cordeiro 2025 também disponibilizará a tenda cultural, que abre oportunidades para apresentações de artistas regionais.
Com o impasse na Justiça sobre o parque de diversões, caso não tenha o parque (o que pode acontecer), o prefeito informou que será colocado um espaço infantil gratuito durante o evento. Além disso, vários animais ficam expostos durante os nove dias de exposição agropecuária.
Outro destaque na programação da Expo Cordeiro costuma ser o rodeio, cujo o certame está em aberto. A expectativa é que a Expo Cordeiro 2025 movimente mais de R$ 1 milhão para a economia regional.
Leia também
Ver essa foto no Instagram
Exposição Agropecuária de Cordeiro
Em 1921, impulsionadas pelo crescimento da pecuária no interior do Estado do Rio de Janeiro, as principais autoridades estaduais e federais do setor projetaram um evento para marcar época e servir de vitrine para todo o país, já que se aproximava o centenário da Independência do Brasil.Beach vacation rentals
A Vila de Cordeiro foi escolhida para sediar a primeira Exposição de Gado e Produtos Derivados, que foi inaugurada no dia 4 de maio de 1921, pelo presidente da República, Epitácio Pessoa, e o presidente do Estado, Raul Veiga.
Vinte e dois anos depois, em 30 de maio de 1943, o Presidente da República, Getúlio Vargas, e o interventor federal no Estado do Rio de Janeiro, Amaral Peixoto, inauguraram a segunda versão da feira. Na ocasião, selaram um pacto com o povo de Cordeiro que culminou com a emancipação do município, em 31 de dezembro daquele mesmo ano.

A Exposição de Cordeiro acompanhou as mudanças culturais, sociais e econômicas, mas nunca perdeu a sua grandeza e o seu lugar na história. Apesar de a maioria das pessoas ficar na expectativa dos shows, os animais expostos e julgados também são grandes estrelas.
Atualmente, há vários eventos paralelos na feira, como a Expo Moda, o Concurso da Rainha, a Expo Arte, a Tenda Literária, a Expo Artesanato e a Tenda Cultural.
MPRJ denuncia suposto esquema de corrupção em licitações da Expo Cordeiro
Justiça determina afastamento cautelar de vereador de Cordeiro