Idosa com Alzheimer é resgatada após dias desaparecida em mata de Friburgo

Após quase uma semana de buscas intensas, uma mulher de 66 anos que estava desaparecida desde o dia 19 de abril foi localizada com vida em uma área de mata fechada em Nova Friburgo. O resgate foi realizado na sexta-feira (25/4), por equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da APA Macaé de Cima, em conjunto com o Corpo de Bombeiros.
Adagmar Teodoro, que tem diagnóstico de Alzheimer, foi encontrada a cerca de 10 quilômetros do ponto inicial da trilha. Apesar de debilitada, apresentando sinais de desidratação, perda de peso e ferimentos nos pés, ela estava consciente no momento do resgate. Durante os seis dias em que esteve desaparecida, a idosa sobreviveu ingerindo cana-de-açúcar e água coletada de folhas e galhos.
As buscas mobilizaram equipes diariamente, que entravam na mata pela manhã e retornavam antes do anoitecer. No último dia da operação, vestígios como peças de roupa e um guarda-chuva foram encontrados, o que levou os agentes à localização da idosa.
O resgate contou com apoio essencial da comunidade local, que forneceu alimentos e água para os profissionais e voluntários. Um cão pertencente a um morador da região também contribuiu com as buscas.
Leia também
Devido às condições físicas da vítima, uma maca improvisada foi confeccionada com troncos e cipós para facilitar o transporte. Em parte do percurso, ela precisou ser carregada nas costas por integrantes da equipe de resgate.
“A união de esforços entre os técnicos e a população foi determinante para esse final feliz. Agradeço a todos pelo comprometimento e profissionalismo”, declarou Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
Ver essa foto no Instagram