Servidora confessa desvio de verba para jogos em Santa Maria Madalena
Câmara Municipal de Santa Maria Madalena. Foto: Arquivo / Divulgação
Uma servidora da Câmara Municipal de Santa Maria Madalena está sendo investigada por suspeita de desviar dinheiro público para uso pessoal. De acordo com apurações da reportagem, estima-se que o valor desviado possa superar meio milhão de reais.
A servidora, concursada e com 22 anos de serviço, teria feito transferências regulares da conta da Câmara Municipal para sua própria conta pessoal. Em apuração, a própria servidora confessou os desvios, alegando que o dinheiro foi utilizado para jogos de azar na internet.
Ao Serra News, o então presidente da Câmara, Galo Brandão, relatou que a servidora o procurou, na presença de duas testemunhas, e revelou estar enfrentando uma situação complicada. “Ela confessou ser viciada em jogos virtuais e, recentemente, vinha desviando recursos da Câmara para apostar, com a intenção de repor os valores”, afirmou.
A confissão causou surpresa, pois a servidora tem mais de 20 anos de carreira, é de uma família respeitada e sempre demonstrou conduta exemplar.
De acordo com apurações, na planilha física, ou seja, no papel, o saldo mensal apresentado pela servidora sempre coincidiu com o valor esperado na conta bancária da Câmara. Isso fez com que os colegas de serviço, incluindo o contador e o controlador interno, acreditassem que tudo estava em ordem, já que a funcionária nunca havia demonstrado qualquer comportamento suspeito.
Leia também
Como consequência dos desvios, os salários de dezembro dos vereadores e servidores da Câmara Municipal ficaram comprometidos, assim como os pagamentos aos fornecedores. O então presidente da Câmara instaurou uma Comissão de Sindicância, e a servidora foi exonerada.
“Diante dos fatos, registrei uma queixa-crime na 156ª DP, classificando o ocorrido como peculato. Também nomeei uma comissão averiguante e uma comissão de tomadas de contas para apurar o valor exato desviado e suspendi a servidora de suas funções”, disse Galo Brandão à reportagem. Ele ainda afirmou ter tomado todas as medidas cabíveis, mas ressaltou que, no momento, não pode falar em nome da Câmara, pois já não ocupa mais o cargo de presidente.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil e aguarda retorno para confirmar se a servidora já foi ouvida, quais procedimentos foram adotados até o momento e, caso o desvio seja comprovado, quais crimes poderão ser imputados a ela.
Ver essa foto no Instagram