O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Prédio histórico da Câmara de Cantagalo será reinaugurado este mês

No dia 21 de junho (sexta), às 19h, a população poderá acompanhar a reinauguração do prédio histórico da sede da Câmara Municipal de Cantagalo (RJ), que passou por uma reforma e agora está disponível novamente para abrigar o Poder Legislativo.

O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão – sendo R$ 700 mil fruto de emenda parlamentar do deputado federal Glauber Braga e a contrapartida da Prefeitura.

História

O Palácio 9 de Março é o nome do edifício sede do Poder Legislativo de Cantagalo. Trata-se de uma construção do século XIX, de arquitetura imperial. Foi projetado e construído após 1830, inicialmente, como Hotel de luxo. Seu proprietário era o francês Charles Friaux, general do exército que serviu, sob Napoleão Bonaparte, durante a Revolução Francesa.

Em abril de 1857, o dobrado foi vendido a Luiz Mettrau e Louis Assinare, por cinco contos de réis. Em janeiro de 1858, os novos proprietários montaram, nas instalações, um armazém tipo “secos e molhados”; típico comércio do século XIX.

A Câmara Municipal de Cantagalo adquiriu o sobrado no ano de 1880, do então proprietário, o médico alemão Victor Leopoldo de Beauelair. Na escritura de compra e venda, no Livro 3-H, às fls. 278, sob o no de ordem 3362, lê-se “casa de sobrado”, e o valor de vinte e um contos de réis.

A Câmara Municipal instalou-se, em diferentes locais, até sediar-se, no prédio do antigo Hotel, no ano de 1902; data esta gravada, no portão de ferro batido, que compõe a grade colonial circundante do Prédio.

No período de modificações estruturais por que passou o sobrado, até abrigar a Câmara, o Barão de Cantagalo encomendou a construção da sacada e da primeira torre, que guarnece uma escada de madeira, em formato espiral, dando acesso ao segundo pavimento do Prédio.

Possivelmente, no início do século XX, o espetaculoso Brasão da República, em alvenaria, tenha sido instalado no telhado da fachada principal. Hotel Friaux hospedou ilustres viajantes e ativados pelas riquezas das fazendas de café.

Após sua reforma, iniciada no ano de 2023, o prédio histórico sobreleva-se, ainda mais, aos olhos dos cantagalenses e de seus visitantes, que o apreciam em seu estilo simples, com sua harmonia geométrica, pouca ornamentação, porém, suntuoso casarão está entre os mais antigos do Brasil, e é uma joia do patrimonial cultural de Cantagalo (RJ).

Veja também