O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Padre que puxou cabeça de bebê durante batismo é afastado de São Sebastião do Alto

Na quarta-feira, 29/5, o padre Ricardo Pinheiro da Silva Schueller foi afastado temporariamente de suas funções na Paróquia de São Sebastião do Alto (RJ). O caso ganhou repercussão após reportagem veiculada no Serra News.

Um vídeo gravado pela madrinha da criança, cedido e autorizado ao portal pela mãe da bebê, mostra o religioso dando um puxão na cabeça da pequena Jhulie Ramos Brandão, de apenas 1 ano, que era batizada na igreja.

As imagens foram gravadas no último sábado (25/5). O @serranewsrj conversou com a mãe da criança Juliane Caetano Ramos, que narrou os detalhes.

“Fomos para pia batismal, direcionei ela na posição para receber o batismo, ela chorou e a tiara caiu nos olhos. Levei para ajeitar e acalmar, senti um puxão, tentei tirar, foi aí que o pároco, agarrou o pescoço dela e nos puxou, quando viu que não me agradou, tentou se justificar” – contou ela.

A família registrou um boletim de ocorrência contra o padre na 155ª Delegacia de Polícia. Em nota, a Polícia Civil disse já começou a ouvir os envolvidos.

Notas

No perfil da Paróquia no Facebook, o pároco publicou um comunicado após o ocorrido. Confira abaixo a nota na íntegra com o pedido de desculpas do padre.

“Caríssimos irmãos! Movido pelo espírito de Concórdia e de paz, quero pedir perdão a todos os que se sentiram entristecidos por minha atitude no dia de ontem, 25/05, na paróquia de São Sebastião. Reconheço minha falta de caridade com a família, a criança e os convidados. Ao término do batismo a família entrou em contato comigo na sacristia. Pude pedir perdão pelo ocorrido, embora não tenha sido intencional. Dom Luiz, nosso bispo, conversou comigo e passou suas orientações e correções. Conto com a compreensão e orações de todos! A vida é um aprendizado e em todas as ocasiões Deus quer nos santificar e nos purificar. O zelo pelos sacramentos deve estar acompanhado pelo espírito da caridade fraterna e solidária. Que Deus nos abençoe!”

Já a Diocese de Nova Friburgo, por meio de uma nota oficial, disse que decidiu nomear o sacerdote Jandir Pereira Corrêa provisoriamente para o lugar do padre Ricardo, que irá para um “retiro de direção espiritual”. Confira a nota abaixo.

Padre que puxou cabeça de bebê durante batismo é afastado de São Sebastião do Alto
Nota oficial da Diocese de Nova Friburgo.
Veja também