O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

OABRJ constata grave morosidade processual em Cordeiro

Na passagem da Comissão de Celeridade Processual (CCP) da OABRJ por Cordeiro (RJ), no dia 3 de abril, a ausência de servidores no fórum local e de oficiais de justiça foram os principais problemas detectados pelos representantes da advocacia fluminense liderados pela presidente da comissão, Ana Tereza Basilio.

A comitiva visitou as serventias da sede do Judiciário e constatou o cenário de alto volume de processos – 5 mil na Vara Única, 1 mil no Juizado Especial Cível e 26 mil na Dívida Ativa – além de registrar pleitos dos jurisdicionados a serem levados à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

De acordo com as pessoas ouvidas pelos representantes da OABRJ, 90% das demandas do fórum são de Justiça gratuita, e apenas uma servidora atua tanto no Juizado Especial Criminal (Jecrim) quanto no Juizado Especial Cível (JEC). O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) conta com dez mediadores voluntários e há pedidos por mediadores efetivos.

“Cordeiro tem o fórum mais ecológico dentre os que visitamos no estado”, afirmou Basilio. “Mas, apesar disso, e de contar com uma juíza bastante parceira da advocacia, sofre com a falta de servidores, um mal que constatamos em diversas partes do estado. O volume do acervo é grande demais para uma única juíza e quatro servidores darem conta, sem falar na falta de oficiais de justiça que tem contribuído para a grave morosidade processual”. 

Basilio garantiu levar esses problemas ao corregedor do TJ, desembargador Marcus Basilio, e pedir que, ao  menos, sejam enviados mais estagiários e prestadores de serviço para ajudar o trabalho nos cartórios.

A vice-presidente da OABRJ e presidente da CCP foi acompanhada na visita pela vice-presidente da CCP no âmbito dos Direitos da Advocacia, Carolina Miraglia; pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OABRJ, Tarciso Amorim; pelo secretário-geral da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj); pela presidente da OAB/Cordeiro, Camila Monnerat, e pela presidente da Comissão de Esportes e Eventos da OAB/Cordeiro, Lucinalva Stael.

“Muitas das tarefas administrativas podem ser realizadas por pessoas que não precisam ser técnicos judiciários ou que tenham conhecimento jurídico”, afirmou Monnerat. “Sabemos que a falta de funcionários é um problema sistêmico, e isso nos preocupa porque, no fim das contas, é o direito dos cidadãos que está sendo desrespeitado nesse cenário”.

Após a visita aos fórum, a sede da OAB/Cordeiro sediou o lançamento da sexta edição cartilha elaborada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Seccional, além de entrega de carteiras a novos advogados, com a presença do presidente da Comissão OAB Jovem da subseção, Mattheus Tiberto.

Veja também
error: Content is protected !!