O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Friburgo suspende aulas devido a previsão de chuva extrema na região serrana

A Prefeitura de Nova Friburgo (RJ) suspendeu as aulas nas escolas municipais de toda a cidade na sexta-feira (22/3). A decisão foi tomada levando em conta o acumulado de chuva extrema, que pode ultrapassar 200 mm em 24h, no fim semana.

Todos os modelos de previsão do tempo preveem chuvas extremas a partir de sexta-feira (22/3) no estado do Rio de Janeiro. Tão extremas que levaram o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) a alertar a Defesa Civil para uma intensidade similar à da tragédia da Região Serrana, em janeiro de 2011.

O risco de deslizamento na Região Serrana está numa raríssima categoria máxima de perigo para o sábado (23/3). Essa quantidade de chuva pode trazer sérios transtornos à população, como problemas na mobilidade, quedas de energia, enchentes e deslizamentos de terra.

Para se ter uma ideia do volume de água que isso representa, cada milímetro de chuva equivale a 1 litro por metro quadrado. Ou seja, estamos falando de 200 litros de água caindo em cada metro quadrado de uma localidade em apenas um dia.

De acordo com o Cemaden, os volumes de chuva podem variar, dependendo da localidade. Mas é prevista chuva acima de 200 mm por dia. Chuva acima de 50 mm dia já é considerada muito intensa, capaz de provocar enxurradas, deslizamentos e inundações. Especialistas monitoram a potencial tempestade desde o início da semana.

Previsão de chuva no RJ: ‘cenário é parecido com janeiro de 2011’, diz Cemaden

Veja também
error: Content is protected !!