O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Prefeitura corta várias árvores e revolta moradores em Itaocara

Moradores de Itaocara (RJ) ficaram irritados depois que a prefeitura decidiu cortar várias árvores no bairro Cidade Nova. Somente na Rua Aldeia da Pedra, por exemplo, foram pelo menos 8 árvores cortadas na última semana, sendo uma Mangueira e as demais Ficus.

De acordo com a prefeitura, o corte das árvores “se fez necessário devido à natureza exótica e não nativa dessa espécie, cujas raízes apresentam uma extensão significativa, gerando diversos problemas no local.”

A Prefeitura de Itaocara também informou que a “as raízes intrusivas do Ficus foram identificadas como causa de preocupações, incluindo impactos em infraestruturas subterrâneas, como tubulações e sistemas pluviais. Diante da inevitabilidade da expansão dessas raízes, foi decidido realizar o corte preventivo das árvores em questão.”

Segundo moradores, as árvores foram plantadas no local há mais de 15 anos. A Prefeitura de Itaocara informou ainda que “o plantio do Ficus não é apropriado em calçadas e proximidades de residências baixas, edifícios ou redes pluviais, devido aos riscos associados às suas características de crescimento.”

Informou também que “algumas das árvores já apresentavam sinais de secamento devido a podas anteriores, sendo imperativa a intervenção para mitigar potenciais riscos à segurança e à infraestrutura local.”

A Secretaria de Meio Ambiente se comprometeu a realizar o replantio, optando por espécies mais adequadas à arborização urbana, segundo informou em nota.

Caso semelhante

Em junho de 2023, um caso semelhante aconteceu no distrito de Monnerat, em Duas Barras (RJ), Na ocasião, moradores também ficaram indignados com o corte de mais de 30 árvores nas proximidades da rodoviária, na entrada da localidade. A Prefeitura de Duas Barras preferiu não se manifestar sobre o fato.

Moradores denunciam corte de árvores na entrada de Monnerat, em Duas Barras

Veja também
error: Content is protected !!