Oficinas de teatro de bonecos abordam sobre sustentabilidade em Petrópolis
 Projeto Bonecos em Ação em Petrópolis.
											Projeto Bonecos em Ação em Petrópolis.O projeto Bonecos em Ação realizou, entre os dias 11 e 14 de dezembro, a finalização das oficinas de teatro de bonecos nas escolas públicas: Escola M. Paroquial São Francisco de Assis, Escola Municipal Antônio Leite Garcia, Escola Municipal Rosemira de Oliveira, Escola M. São José do Caetitu e Escola M. Duque de Caxias, na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
As crianças tiveram contato com técnicas de teatro e realizaram apresentações para a comunidade com a conclusão dos cursos. As oficinas do Bonecos em Ação contaram com aulas de técnicas de roteirização, manipulação e confecção de bonecos, cenários e adereços com materiais recicláveis. Ao final das oficinas, os alunos apresentaram para a comunidade o que aprenderam e ensaiaram durante as aulas, focando nos temas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Em Petrópolis, o projeto contemplou 245 crianças matriculadas nas oficinas, que foram distribuídas em 7 turmas, além da promoção de palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade. O projeto encerrou sua atividades letivas com apresentações teatrais feitas pelos alunos participantes do projeto. O projeto contou com a presença de monitor de acessibilidade e intérprete de Libras.
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Bonecos em Ação” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Sancell, apoio da SSP e Incentivar Produções e patrocínio da GE Celma.
Instituições beneficiadas
Escola M. Paroquial São Francisco de Assis, Escola Municipal Antonio Leite Garcia, Escola Municipal Rosemira de Oliveira, Escola M. São José do Caetitu e Escola M. Duque de Caxias.

Sobre a GE Celma
A GE Celma, com cinco unidades distribuídas por Petrópolis, Três Rios e Rio de Janeiro, é uma das principais unidades de revisão e manutenção de motores Aeronáuticos do mundo. É considerada uma das maiores exportadoras do Brasil e conta com aproximadamente três mil colaboradores.
Lei de Incentivo à Cultura
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.
A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades.
Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela GE Celma. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
 

 
				




 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			