Corte de bambuzal destrói ninhadas e causa morte de garças em Cordeiro
Imagens enviadas por moradores locais.O corte de parte de um bambuzal às margens do Rio Macuco, no bairro Dois Vales, em Cordeiro, na Região Serrana do Rio de Janeiro, deixou dezenas de pássaros perdidos e desorientados. O fato aconteceu na última semana, na ponte do perímetro urbano da RJ-160, próximo ao Posto Waltar.
O local serve de ninhada para dezenas de garças-brancas que fazem parte do bioma local. Imagens feitas por moradores, indignados com a situação, mostram diversos filhotes de garça mortos e outros perdidos às margens do rio e até na pista, após caírem do ninho prematuramente e ficarem sem ter para onde ir.
Ver essa foto no Instagram
Um vídeo enviado à redação, mostra várias garças alvoraçadas e sobrevoando o local do corte dos bambus, aparentemente desorientadas, e às margens do rio, imagens de diversos filhotes, sendo alguns mortos. A Prefeitura de Cordeiro não se manifestou sobre o corte do bambuzal, mas aparentemente, seria para limpeza da área.
Recentemente, o colunista de natureza do portal @serranewsrj, realizou um lindo apanhado, com registros exclusivos, sobre a garça-branca-grande, a maior ave avistada em Cordeiro e região. No artigo ele destaca que as espécies possuem dormitórios nas cidades de Cordeiro e Cantagalo, se deslocando em bandos ao fim da tarde.
Garça-branca-grande é a maior ave avistada em Cordeiro e região





