O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

MPRJ interdita centro de distribuição de carnes de rede de supermercados em Itaperuna

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) interditou, na quinta-feira (19/10), o centro de distribuição de carnes da rede de supermercados Fluminense, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. A interdição foi cumprida depois que agentes do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça (GAP/MPRJ) fizeram uma vistoria no local, a pedido da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Itaperuna.

A promotora de Justiça Raquel Rosmaninho acompanhou a vistoria, que constatou as péssimas condições de armazenamento, evidenciadas, principalmente, pelo mau odor no local e pelo chorume que escorria pelo chão. Diante desse cenário preocupante, foram acionados agentes da vigilância sanitária municipal e, posteriormente, do meio ambiente.

Até o momento, o caso tramita na promotoria como notícia de fato em razão de omissão de agentes públicos da vigilância sanitária. “Agora, de posse do relatório do GAP vamos tomar as providências cabíveis, inclusive investigar também eventual omissão, eventual força política ou econômica sobre agentes públicos na realização do trabalho. O local tinha freezer enferrujado, sangue e gordura escorrendo pelo chão. Um odor dos piores! Tudo constatado, filmado e fotografado”, informou a promotora.

Nota da Prefeitura de Itaperuna

“A Prefeitura de Itaperuna informa que não houve omissão por parte da Vigilância Sanitária, já que existe até mesmo um processo de licenciamento deste estabelecimento onde se encontra na fase de cumprimento de exigências por parte do supermercado.

Informa ainda que a VS recebeu, ontem, uma solicitação de inspeção pelo do GAP no estabelecimento afim de verificar as condições sanitárias do açougue e de alguns produtos alimentícios armazenados em condições inadequadas. A VS flagrou produtos alimentícios armazenados de forma inadequada, como no chão e em temperatura inapropriada, que colocariam em risco a saúde do consumidor.

Diante do apurado pela equipe foram apreendidos alimentos armazenados de forma inadequada. Os produtos vão ser encaminhados para o devido descarte.

Diante do fato foi lavrado o termo de interdição do açougue e das câmaras frigoríficas para que o estabelecimento adeque para atender a legislação sanitária”.

Nota da rede de supermercados

“A operação foi realizada em conjunto com a Vigilância Sanitária. Por conta disso, aguardamos a resposta da mesma para o funcionamento, já que algumas solicitações foram cumpridas. Esclarecemos que conforme o termo de visita da Vigilância Sanitária, o entendimento foi de que alguns produtos estavam armazenados inadequadamente. Informamos ainda que somente o setor de açougue da Loja 02/ Cidade Nova – Itaperuna está aguardando a liberação, as demais lojas seguem funcionando normalmente”.

Cinco toneladas de carne transportadas irregularmente são apreendidas em Miracema

Veja também
error: Content is protected !!