O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

No mês de valorização da vida, policial é encontrado morto em Duas Barras

Toda a população da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro lamenta a morte precoce do policial militar lotado no 11º Batalhão de Polícia Militar (Nova Friburgo) Thelmo Vieira Calvo, de 53 anos, encontrado morto em um sítio na zona rural de Duas Barras, na terça-feira (26/9).

De acordo com o histórico de ocorrência, “a guarnição da PM foi acionada por plantão via rádio para proceder ao local em tela afim de verificar suposto suicídio. No local foi constatado um suicídio.” Infelizmente, o policial militar decidiu desistir e dar fim a própria vida.

A Prefeitura de Duas Barras publicou nota de pesar. “É com extremo pesar que a Prefeitura Municipal de Duas Barras comunica o falecimento de Thelmo Vieira Calvo. Diante desta notícia tão triste, salientamos nossos profundos sentimentos, pedindo a Deus que console toda a família e amigos.”

Setembro Amarelo

Infelizmente, mais uma vida se perde precocemente, no mês do Setembro Amarelo, que é justamente uma campanha anual sobre a prevenção ao suicídio e sobre a valorização da vida. O assunto que já foi um tabu, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone 188, pelo e-mail ou chat 24 horas todos os dias. Se você entende que precisa de ajuda, fale com profissionais que vão te ajudar.

O suicídio é uma realidade lamentável que impacta profundamente a sociedade. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, mais de 700 mil suicídios são notificados no mundo – sem contar os que não são notificados. No Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, mais de 16 mil pessoas cometeram suicídio.

O suicídio é um fenômeno multifatorial, ou seja, são vários elementos envolvidos que levam à decisão de uma pessoa tirar a própria vida. Os principais transtornos apresentados são ansiedade e depressão, com queixa de desemparo atrelado à perda de referências simbólicas, o que produz uma forma de angústia que, muitas vezes, figura como um excesso emocional que acompanha uma interrupção do sentido de vida.

Veja também
error: Content is protected !!