O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Vídeo: Onda de furtos de celulares assusta visitantes na Expo Cordeiro

O delegado titular da 154ª DP, Dr. Gilberto Soares, fala sobre os furtos de celulares na 79ª Exposição Agropecuária de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, que somam aproximadamente 30 furtos, em apenas três dias. O evento vai de 15 a 23 de julho no Parque Raul Veiga. É provável que o número supere os registros do ano passado. O delegado explica como age a quadrilha.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Serra News (@serranewsrj)

A magnitude do evento, aliado a falta de seguranças, são atributos que despertam atenção de meliantes de outros lugares. No primeiro dia de Expo Cordeiro 2023, um homem de 24 anos foi preso em flagrante acusado de furtar aparelhos. Com ele, nada de ilícito foi encontrado, mas três vítimas o reconheceram como sendo autor dos furtos. O preso é morador do Parque Guarus, em Campos dos Goytacazes.

De acordo com o delegado titular da 154ª DP, Dr. Gilberto Soares, até o fechamento desta reportagem, foram registrados aproximadamente 30 furtos de aparelhos celulares na 79ª Exposição Agropecuária de Cordeiro. Ainda segundo o delegado, o número parcial assusta e tende a ultrapassar os furtos do ano passado, onde cerca de 100 aparelhos foram roubados.

O delegado também diz que desde o ano passado investiga uma quadrilha especializada nesse tipo de crime e trabalha sempre com a orientação e prevenção por parte da população. Disse ainda, ao Serra News, que os aparelhos roubados geralmente são distribuídos em comunidades na Região dos Lagos e Rio de Janeiro.

Confira dicas de prevenção

  1. Desabilitar os aplicativos bancários
  2. Não deixe o celular exposto em mesas ou em partes abertas de bolsas;
  3. Guarde o celular em compartimentos fechados e não o retire em áreas de risco;
  4. Não se ofereça para informar a hora;
  5. Configure a tela de bloqueio do celular
  6. Desabilitar função de pagamento por aproximação dos cartões
  7. Não manter senhas do banco junto aos cartões
  8. Cuidado no momento em que for fazer fotos ou filmagens com celular
  9. Mantenha aplicativos de suas redes sociais com senhas e verificador de duas etapas com aplicativo autenticador, para evitar que seus perfis sejam hackeados em caso de extravio ou furto do aparelho celular.

Celulares lideram lista de furtos e roubos

Roubos e furtos de celulares têm crescido nos últimos anos, e com isso os pedidos de bloqueios dos telefones também. Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostram que só em 2022 houve crescimento de 7%, o equivalente a quase 1 milhão de pedidos de bloqueios. O estado do Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar da lista, perdendo apenas para São Paulo.

Veja também