O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Obras da primeira fase do trem turístico Rio-Minas são finalizadas

Um trem turístico promete ligar os estados do Rio de Janeiro à Minas Gerais, quando a rota começar a funcionar em estágio inicial. A expectativa é de que o primeiro trecho do trem turístico Rio-Minas seja inaugurado até dezembro.

A primeira etapa das obras de implementação projeto entrou na fase final de conclusão. Nesta primeira fase foram recuperados 37 quilômetros de linha férrea, entre as cidades Três Rios e Sapucaia, no lado fluminense, e no munícipio de Chiador (MG). A iniciativa é da ONG Amigos do Trem.

O trecho recuperado está passando por vistoria. Após finalizada esta etapa, a via passará por testes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A ideia é que sejam realizadas duas viagens por dia, aos sábados, domingos e feriados. O trajeto deve durar aproximadamente 2h.

A linha irá operar com 15 carros de passageiros com a capacidade de transportar até 837 passageiros por viagem, em ambos os sentidos simultaneamente, quando estiver em funcionamento total. O trem pertencia a Vale e foi reestruturado aos poucos para receber passageiros.

A longo prazo, a ONG Amigos do Trem, responsável pela iniciativa, pretende ligar as cidades de Três Rios (RJ) à Cataguases (MG) em um percurso total de 168km, passando por Sapucaia, ainda no Rio de Janeiro, e por Chiador, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba, já em Minas Gerais. Ainda não há previsão de quando a rota completa será entregue.

Segundo a ONG Amigos do Trem, todos os carros serão equipados com ar condicionado, o que proporcionará ainda mais conforto aos passageiros. O projeto é atualmente o maior do setor ferroviário do estado do Rio de Janeiro.

A reforma dos 37 quilômetros iniciais exigiu um investimento significativo, aproximadamente R$ 45 milhões, sendo parte proveniente da ONG e parte proveniente das prefeituras envolvidas.

Veja também
error: Content is protected !!