O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cantagalo: Veja a programação da Festa de Maio em Floresta e Euclidelândia

As tradicionais festas da padroeira Santa Rita de Cássia, em Santa Rita da Floresta e Euclidelândia, nos distritos de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, estão confirmadas para maio. A programação religiosa acontece de 13 a 22 de maio, enquanto a programação social acontece de 19 a 21 do mês.

Santa Rita da Floresta

A banda Bonde do Forró é atração confirmada para o sábado (20), às 23h, na Festa de Maio em Santa Rita da Floresta. Além de forró, o evento também contará com shows que envolvem outros ritmos. Haverá também feira de artesanato e barracas típicas. A programação social completa você confere logo abaixo!

Formada em 2004 em Recife, o Bonde do Forró se tornou referência no gênero. Conhecido como o ‘pai’ do ‘forró sertanejo romântico’, o grupo conquistou milhares de fãs com a sua musicalidade diferenciada e versatilidade, inovando ao acrescentar no tradicional forró nordestino elementos até então nunca vistos.

Programação da Festa de Maio em Santa Rita da Floresta 2023

Já a programação religiosa se inicia dia 13 e vai até 22 de maio, com missas, show e procissão confirmados. Um show católico com o Ministério Dom Bosco está previsto para acontecer às 21h de segunda-feira (22), no palco central da festa. Confira a programação completa abaixo:

Programação da Festa de Maio em Santa Rita da Floresta 2023

Euclidelândia

O distrito de Euclidelândia já divulgou a programação social da popular Festa de Maio, a tradicional Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia. Com atrações conhecidas no cenário nacional e regional, a festa de rua acontece de 19 a 21 de maio na localidade e promete reunir centenas de pessoas. Confira a programação completa abaixo:

Programação da Festa de Maio (Santa Rita de Cássia) 2023 em Euclidelandia

Festa de Maio

Atração para diversos visitantes e celebrada por toda comunidade local, a popular Festa de Maio nos distritos de Santa Rita da Floresta e Euclidelândia, e também na localidade de Porto Marinho, é considerada devoção para os fieis e atração para quem gosta de curtir a parte social e principalmente os shows.

Todo dia 22 de maio começa bem cedo para os moradores e peregrinos em Euclidelândia e Santa Rita da Floresta, distritos do município de Cantagalo. A alvorada, às 5 da manhã, marca as comemorações e homenagens à Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis, padroeira dessas localidades.

Mas a data, que é um dos feriados oficiais de Cantagalo, começa a ser comemorada dias antes. Costumeiramente, diversas atividades culturais e religiosas fazem reverência à santa. O evento mais importante é a tradicional procissão luminosa no entardecer do dia 22, que reúne milhares de fieis, para homenagear e agradecer a Santa Rita pela intercessão e também para pedir o intermédio dela para alcançar graças.

Santa Rita de Cássia

Em 22 de maio, se celebra o Dia de Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas. Sabe-se que ela nasceu na cidade italiana de Roccaporena, uma espécie de vila localizada a 5 km de Cássia, em 1381, e morreu no dia 22 de maio de 1457.

Veja também